Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Alerta: Barragem do Igapó corre risco

        O engenheiro civil José Augusto de Queiroz disse ao Jornal de Londrina que "uma chuva de 150mm em meia hora será suficiente para derrubar a barragem do Igapó, com o atual índice de impermeabilização das margens do lago."  Queiroz, que foi quem projetou a barragem, disse ainda que se uma chuva de 150mm estourar a barragem, a rua abaixo dela (Almeida Garret) será também destruida, bem como as avenidas Duque de Caxias e Inglaterra. E até a Dez de Dezembro sofrerá "um grande transtorno".
         Pode haver uma notícia mais preocupante do que esta ?

      
          Mas vamos com calma. Em primeiro lugar, é muito difícil que ocorra uma chuva de 150mm em apenas meia hora. Para que se tenha uma idéia, no dia 15 de outubro, quando caiu aquele aguaçeiro, foram 95mm de chuva em seis horas. Entretanto, é evidente que a situação é gravíssima, exigindo providências imediatas para evitar uma surpresa fantasiada de catástrofe. E qualquer chuva mais forte, mesmo muito abaixo de 150mm já poderá promover estragos, porque além da impermeabilização das margens, o sistema de bueiros das avenidas não foi projetado para tanta água.
          Com a palavra, as autoridades. Medidas urgentes de segurança precisam ser tomadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário