Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Ronaldinho fez a diferença

        Assisti a outro bom jogo pela Libertadores, ontem à noite. Estreando na Fase de Grupos, o Atlético Mineiro ganhou bem do São Paulo, por 2 a 1. Poderia ter sido 2 a 0, porque o gol do Tricolor foi marcado de forma irregular, já que Aloísio cometeu uma falta antes de chutar.
         A imprensa do mundo inteiro destaca a atuação de Ronaldinho Gaúcho, que criou os dois lances dos gols atleticanos e fez jogadas geniais, com sua visão incrível. Não sei como é que ainda tem gente no Brasil que é contra a escalação de Ronaldinho na Seleção. O cara joga demais. Pode até errar um penalti ou cometer uma ou outra falha, mas joga muito. Não tem ninguém melhor do que ele no País. Nem o Neymar.
Jornais argentinos, espanhois, ingleses e portugueses destacam a atuação de Ronaldinho, como se vê na foto montagem do site "superesportes". E até o site da Conmebol destacou o comportamento do R10 na partida. Acho que o Galo foi bem superior ao São Paulo, mas Ronaldinho fez a diferença.
O São Paulo não soube como anular Ronaldinho e equilibrar a partida. Foi sempre inferior, embora tenha tentado reagir no começo do segundo tempo A entrada de Ganso foi um desastre, embora quase tenha marcado o gol de empate no finalzinho. Aquele chute foi a única coisa que ele fez no jogo.
 

A melhor vitória do Londrina até aqui

     Embora o Operário não tenha sido um adversário de bom nível, a vitória que o Londrina obteve ontem à noite em Ponta Grossa, foi a melhor que o Tubarão conseguiu até agora neste Campeonato Paranaense. O importante não era jogar bem, mas garantir os três pontos para se manter na briga pelo título do primeiro turno. E o LEC conseguiu.


       O que se viu foi o Tubarão errando muito, mas lutando pelo resultado o tempo inteiro. Celsinho jogou mal outra vez, mas em compensação o goleiro Danilo (foto) cada vez joga melhor. E o time londrinense não ficou em branco em nenhum jogo até aqui. Sempre faz o seu golzinho.
       Tomara que a imprensa e a torcida se controlem e não comecem a dizer que o time é o melhor do mundo, como aconteceu no começo do campeonato, após as três vitórias iniciais. O time é fraco, mas está com muita garra e com muita sorte. Vamos levando assim.

"Pérolas" que o Facebook nos traz

            Muito engraçada a postagem da amiga Ana Marta Ribeiro da Silva no Facebook. Por falar em começar, vamos ver se a nova gestão municipal começa a mostrar alguma coisa. Um mês e meio já se passou

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Vila Isabel é a grande campeã

      
       É, o samba mora lá na Vila. O canto de muitos anos volta a ecoar no Brasil. A Vila Isabel foi a última escola a desfilar na Marquês de Sapucaí, mas acabou em primeiro na classificação conferida esta tarde no sambódromo. É a grande campeã do carnaval carioca e, por conseguinte, a campeã do Brasil.
         A opinião geral é de que o samba ganhou o título para a Vila. Todo mundo cantou com a escola no desfile. Martinho da Vila é um dos autores deste samba. O enredo falando do homem da roça foi igualmente decisivo.
         A Beija Flor é a vice-campeã, com a Unidos da Tijuca em terceiro. Uma grande surpresa: a Mocidade Independente de Padre Miguel ficou em penúltimo, quase caiu. A rebaixada foi a estreante Inocentes de Belford Roxo, ultima colocada. Não me pareceu justo, não foi pior escola.

 
Sabrina Sato e Carlinhos de Jesus comandaram o samba da Vila

A velha história dos empresários

      É aquilo que eu digo sempre. Empresário de futebol que assume um clube nunca dura muito. Logo se cansa e quebra o compromisso com o povo e com  a torcida. Admito que Adir Leme vem realizando um bom trabalho no Arapongas, mas quem não é da cidade jamais terá o mesmo amor daqueles verdadeiros dirigentes que tocaram a agremiação por muito tempo. 
 
                               
  
     Ainda não se sabe se  é apenas um blefe para conseguir apoio da cidade ou se Adir vai mesmo embora da Cidade dos Passarinhos ao final do Campeonato Paranaense, como anunciou hoje. Eu duvido que ele saia mesmo. E a Copa do Brasil e a Série D, para as quais o Arapongão ja tem vaga garantida ? Como é que fica ? Ele vai largar tudo isto ?
      O que eu continuo não entendendo é o comportamento dos "investidores" que estão administrando nossos clubes. Volta e meia ouço eles jogando na cara da cidade que "ninguém ajuda". É assim em Arapongas e também em Londrina. E aí eu pergunto: mas que investidores são estes ?  Se fosse pra pagar a conta, nenhuma cidade iria procurar investidor, gestor, administrador ou seja lá o que for. Se o dinheiro caísse no colo, qualquer um de nós dirigiria o Londrina ou o Arapongas. E talvez até com mais acerto.
        Quem vem para uma cidade para assumir o time é porque deve estar disposto a botar dinheiro, investir no futebol, ressarcindo-se depois, com a venda de jogadores. Isto é que é "investidor".  Afinal de contas, foram eles que vieram por livre e expontânea vontade. Não foram obrigados.
        E os jogadores que Londrina e Arapongas negociaram há pouco tempo ?  Não entrou dinheiro com estas transações?  O que não pode acontecer é que uma cidade pague a conta que um empresário de fora fez.

"Perolas" que o Facebook nos traz



          A amiga e colega  Adriana de Cunto fez esta postagem oportuna no Facebook, relacionada ao final das férias escolares. Faz tempo que não vejo a jornalista Adriana, que atualmente mora em Curitiba. Um grande abraço pra ela.

Fase de Grupos começou quente

       Um grande jogo abriu a Fase de Grupos da Copa Libertadores da América, ontem à noite em Montevidéo, entre o Nacional local e o Barcelona, do Equador.  E a emoção só acabou no apito final do árbitro chileno Henriques, com o placar acusando um empate de 2 a 2. Quem não viu o jogo pela Fox Sports,  perdeu um grande espetáculo, inclusive com a participação de jogadores conhecidos dos brasileiros.
 
 
        A maior surpresa veio no primeiro tempo. Aos 17 minutos, o argentino Damián Diaz abriu o marcador para os equatorianos,  com um golaço de fora da área. E antes que o Nacional reagisse, o centroavante Ariel (ex-Coritiba) fez 2 a 0 para o Barcelona, para desespero da torcida uruguaia.
        No segundo tempo, com muita bronca, confusão e erros de arbitragem, aconteceu a reação do Nacional, a partir da entrada dos veteranos Recoba e Loco Abreu, que recentemente defendeu o Botafogo e o Figueirense. "El Loco" deixou a defesa do Barcelona maluca, catimbando o tempo inteiro. Aos 25' ele fez o primeiro gol uruguaio e logo em seguida "cavou" a expulsão do equatoriano Perlaza.
         Mas o árbitro expulsou também o uruguaio Lembo e as coisas ficarm mais difíceis para o Tricolor uruguaio. Aos 45 minutos, um penalti claro para o Barcelona não foi marcado pelo juiz e, dois minutos depois, o centroavante Alonso empatou o jogo, fazendo o segundo gol charrua. Na verdade, o Nacional empatou "na marra".
 
 
 
 
 
****** Outras duas partidas completaram a noitada. Jogando em casa, o Emelec do Equador derrotou o favorito Velez Sarsfield da Argentina, por 1 a 0. A torcida ajudou muito. Com um gol contra, Ferreira decidiu o jogo (foto), disputado com muito empenho.
               Já no Estádio Nacional, em Santiago, a Universidad de Chile confirmou o seu favoritismo e ganhou por 2 a 0 do Deportivo Lara, da Venezuela.        
     

Um aniversário muito feliz

        Meu filho Luciano fez aniversário ontem e curtiu de forma bem diferente. Ele adora esquiar e está em Lake Tahoe, mais ou menos na divisa dos estados de Nevada e Califórnia, nos Estados Unidos. Com ele estão vários amigos e a namorada Amanda. Deve ter sido um aniversário muito feliz.
        Lake Tahoe é o maior lago alpíno da América do Norte. É um lugar muito bonito, como mostra a foto postada por Amanda. Agora estou esperando as flagrantes dos dois esquiando.

  
           Vai daqui a minha benção e o desejo de que o Lu esteja vivendo um tempo muito feliz. Ele merece isso. Que Deus lhe dê muita saúde para que possa curtir muitos outros momentos intensos.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Mocidade Alegre é bi em São Paulo


      Num dramático desempate, através do quesito enredo, a Escola de Samba Mocidade Alegre sagrou-se bicampeã do carnaval paulistano. A Rosas de Ouro, que liderou a apuração durante quase todo o tempo, foi alcançada nas últimas notas e acabou tendo que se contentar com o vice-campeonato.
      Com 3,5 mil componentes e um enredo que falava em tentação, sedução e histórias, a Mocidade fez mesmo um ótimo desfile. Mas, particularmente, eu achei que a Rosas de Ouro esteve melhor. Perdeu por detalhe.

Verdão rebaixado também no samba

           Depois de sofrer o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de Futebol, os palmeirenses viveram outro sofrimento, agora há pouco. É que a Mancha Verde, que representa o clube no Carnaval, foi rebaixada para o Segundo Grupo das Escolas de Samba de São Paulo.
 
 
                                  
     
          Homenageando o saudoso Mário Lago, a Mancha acabou ficando em penultimo lugar entre as 14 disputantes. A última foi a Unidos da Vila Maria, que igualmente está rebaixada.
           Mas os corinthianos da Gaviões da Fiel também não conseguiram brilhar no Carnaval. Ficaram apenas em nono lugar.

Em Londrina, pobreza e baixaria

           
         Em Londrina, o resultado foi conhecido ontem, e o pau quebrou. As escolas Falange Azul e Gaviões Londrinense, últimas colocadas, não aceitaram o resultado e muito menos a maneira como foi distribuida a verba destinada às entidades. Seriam R$ 18 mil em duas parcelas, mas a alegação é de que da primeira parcela apenas R$ 7,8 mil foram repassados para cada escola, ao invés de R$ 9 mil. Houve tentativa de agressão contra o presidente da entidade responsável pelo carnaval da cidade, Stanley Garcia. Jogaram até uma garrafa contra a vidraça, no local da apuração, realizada no autódromo.  Em outras palavras, pobreza e baixaria.


          A Explode Coração ganhou o bicampeonato, com a Alegria da Passarela em segundo lugar. Quatro viaturas tiveram que comparecer ao local (foto), para impedir que o tumulto se generalizasse. O presidente da Adecesc, Stanley Garcia, disse que o principal culpado pelo incidente foi o pessoal da Falange Azul, que é de uma torcida organizada do Londrina Esporte Clube e ficou em último lugar.

Mangueira leva Estandarte de Ouro

        Os campeões do desfile carioca somente serão conhecidos amanhã, mas a Estação Primeira de Mangueira já ganhou o "Estandarte de Ouro", tradicional prêmio oferecido pelo jornal O Globo. Com um enredo que falou sobre a capital matogrossense Cuiabá, a Mangueira foi a escola que mais empolgou o público na segunda etapa do desfile, levada a efeito ontem à noite.
 
                           
       Mas não será fácil para a Mangueira ficar com o título oficial, porque a escola estourou o tempo em cerca de sete minutos e certamente será penalizada com desconto nos pontos.

Trios e carros estão matando

        As autoridades brasileiras estavam preocupadas com problemas nos recintos fechados, especialmente depois do que aconteceu naquela boate em Santa Maria-RS. Mas o carnaval está sendo marcado por acidentes a céu aberto com vários mortos e feridos. Os trios eletrícos e carros alegóricos já mataram pessoas e feriram outras. 
        O pior acidente parece ter sido o ocorrido a 1h15m da última madrugada, em Santos, com quatro mortos e 6 feridos. Um carro alegórico  da Escola de Samba Sangue Jovem, que homenageava Pelé,  bateu na fiação, provocando a tragédia.
        O ex-jogador Coutinho desfilou no carro acidentado, mas desceu momentos antes do incêndio. Três participantes do desfile e uma senhora que assistia o desfile, morreram. Outras seis pessoas ficaram feridas. O choque provocou um blecaute no sambódromo, e a sequência do desfile foi cancelada.


******  Já em Salvador-BA, um trio elétrico do bloco "Me Abraça" atingiu um fio de alta tensão, hoje pela manhã, matando Erisvaldo Max de Carvalho Santana, de 22 anos. O Trio é da Banda Asa de Águia.
              E há dois dias atrás, em Nossa Senhora do Socorro, na região metropolitana de Aracaju, um trio elétrico perdeu o freio e saiu pela rua atropelando pessoas. Um garoto de 11 anos morreu logo em seguida e outro de 10 anos faleceu no dia seguinte.
             O fato é que as arrojadas montagens de carros alegóricos e trios elétricos ficaram muito perigosas  e terão que ser melhor fiscalizadas. A falta de cuidado que caracteriza principalmente os jovens brasileiros também está contribuindo para o crescente número de acidentes.
 

 
                                      A NAMORADA DE NEYMAR

        Parece que não dá mais para disfarçar. O jogador Neymar e a atriz Bruna Marquezine (foto), que ontem desfilou como destaque na Escola de Samba Grande Rio, estão mesmo namorando. No sábado, ela esteve no Pacaembu, pra ver Neymar jogar contra o Paulista de Jundiaí. E ontem, foi a vez do craque santista comparecer à Marques de Sapucaí, para assistir o desfile de Bruna.

"Pérolas" que o Facebook nos traz


         Divertida a mensagem que a amiga Suze Borda postou desta vez no Facebook. Vamos no embalo dela, sorrindo.