Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Tubarão fechou o ano com empate

      O time do Londrina fechou 2012 com um empate sem gols, ontem em Marília. Em termos de resultado, acho que não dá para reclamar. Fez dois jogos seguidos no interior paulista e não perdeu. Ganhou por 2 a 1 da Penapolense  e agora empatou com o MAC. É sempre difícil jogar em Marília.
      Com folga no Ano Novo, os jogadores alvicelestes se reapresentam na quarta-feira para a fase final de treinamentos visando o Campeonato Paranaense. O problema é que a gente vê a escalação e não sente firmeza. E o tempo está passando rapidamente. O Tubarão precisava de no mínimo três nomes de respeito para reforçar o time e colocá-lo em condições de enfrentar os times da Capital. Com o grupo que aí está, só mesmo por milagre para fazer boa campanha. Jogar amistosamente no interior paulista é uma coisa. Enfrentar os paranaenses em partidas pra valer é bem diferente. 
       

"Pérolas" que o Facebook nos traz

    
       As mensagens alusivas ao Ano Novo continuam chegando, uma trás da outra. E uma mais bonita do que a outra. Esta postagem foi feita pelo primo Guta (José Augusto Vilela Scalassara) , lá de Ribeirão Preto. Uma linda mensagem. Bom Ano Novo, Guta !

As previsões para os famosos

        Estamos em época de previsões para o novo ano. É a hora dos "adivinhões" aparecerem na mídia, com afirmações que nunca são muito claras. Tipo "pode ser, mas também pode não ser". Maurício Mantelli (foto), um nome forte no tarô, já fez sua previsões para o Grupo Globo. Ele garante que 2013 será o ano da música. Eis aqui algumas das suas previsões:


        ROBERTO CARLOS vai brilhar com seu trabalho e encontrará um novo amor, uma relação suave e saudável.

        NEYMAR terá que tomar muito cuidado com o joelho, pois existem riscos de lesões sérias. O menino do Santos deve deixar o Brasil em julho ou agosto. Até lá, ele terá um novo relacionamento amoroso com uma pessoa que não é do meio artístico.

        ANA MARIA BRAGA fará muitas mudanças em seu programa, que ficará mais parecido com o estilo Luciano Hulk. E terá muitas alegrias na vida amorosa em 2013.

        MICHEL TELÓ alcançará maior abertura na Europa. A música hit do próximo Carnaval será dele.

        FÁTIMA BERNARDES vai sair do estúdio, num novo esquema do seu programa. E terá um  ano de boas oportunidades. O sucesso está voltando pra ela.

        LUAN SANTANA é outro nome da música que terá um grande ano de 2013.

        IVETE SANGALO e CLAUDIA LEITE investirão na carreira de atrizes e serão muito requisitadas.

        ZEZÉ DI CAMARGO  deve voltar com a viver com a esposa Zilu.

        RONALDO FENÔMENO, agora solteiro, logo estará envolvido em novas confusões amorosas, com direito a escândalo. E se tornará treinador de futebol muito em breve.

        SILVIO SANTOS terá problemas de saúde e algumas desavenças familiares. Mas vai superar tudo e continuará ganhando dinheiro.

        SABRINA SATO  vai ganhar um novo programa, mas não deixará o "Pânico".  Ela vai se distanciar um pouco do lado humorístico, para ser uma artista mais séria.

        XUXA deverá adotar um menino.

         Acho que o tarólogo Maurício Mantelli está otimista demais.  Como se pode ver, só está prevendo coisa boa.  Ou será que está escondendo as notícias ruins ?

São Silvestre, do jeito que a Globo quer

          Pouco a pouco, a Globo vai acabando com a tradicional Corrida Internacional de São Silvestre. Durante meio século, a prova foi disputada à noite pelas ruas centrais de São Paulo, com a chegada coincidindo com a virada do Ano Novo. Depois, chegou a Globo e pouco depois mudou o horário da corrida, que perdeu metade do seu "encanto", passando a ser corrida no período da tarde, geralmente sob forte calor.
         E agora, certamente para atender a novos interesses da Globo, a São Silvestre começa a ser disputada no período matinal, já a partir de manhã, na sua 88ª edição. A largada será às 9 horas, com transmissão exclusiva da "Poderosa". Todas estas mudanças vão aos poucos quebrando a tradição do evento criado pelo jornalista Casper Líbero, que foi também o fundador da "Gazeta Esportiva", popular jornal paulista.
        O fato é que a divulgação da prova pela imprensa brasileira este ano já foi bem menor. E algumas ausências tornam a competição menos atraente. Marilson Gomes dos Santos, brasileiro que já ganhou a SS em três oportunidades, não vai participar, o mesmo acontecendo com os maiores astros quenianos.

                                                Giovani dos Santos, esperança brasileira
       Mas a promessa é de que haverá maior equilíbrio, crescendo as chances dos brasileiros. Giovani dos Santos, que venceu recentemente a Volta da Pampulha, em Minas Gerais, é nossa maior esperança. Damião Ancelmo de Souza, Rafael Novais , David Benedito de Macedo, José Márcio Leão e Gilmas Lopes são outros bons nomes do Brasil. Mas os africanos do Quênia e da Etiópia certamente estarão entre os primeiros colocados.  

Corinthiano perde o título mundial



   O norte-americano de ascendência mexicana, Cain Velásquez,  deu uma tremenda surra no brasileiro Junior Cigano, esta madrugada em Las Vegas, e reconquistou o título mundial que o atleta do Corinthians havia lhe tomado, há pouco mais de um ano. Azar do público de todo o Brasil, que ficou esperando até as três horas da manhã e acabou se frustrando.


          Cigano esteve irreconhecível e apanhou o tempo inteiro.  A vitória de Velásquez nunca foi ameaçada, me ao final da luta o rosto do brasileiro tinha lesões por todos os lados. A reconquista do título dos pesados do Ultimate foi das mais fáceis.  Ficou provado que Cigano só ganhou o título, em novembro de 2011, porque o americano lutou lesionado.
          Com o emblema do Corinthians na camisa, Junior Cigano entrou no octógono prometendo vencer por nocaute, mas apanhou desde os primeiros lances da luta.

sábado, 29 de dezembro de 2012

A briga inglória do Tubarão com a TV

           Os amigos Tato, Hamilton Nassif e Alexandre postaram suas opiniões, discordando respeitosamente do meu ponto de vista, externado na postagem intitulada "Agora é que vamos ver o que é perseguição". Acho muito bonito ver londrinenses se colocando ao lado do time da cidade. Muito melhor do que ver torcedor de Londrina brigando por Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Grêmio ou qualquer outra agremiação de outro estado. Os paulistas, cariocas e gaúchos que briguem por seus times de coração. Os paranaenses têm que se interessar mesmo pelas coisas do futebol daqui.


         Também aceito a posição deles, ainda que não concorde com elas. Com a larga experiência que tenho no futebol, sei que não é inteligente brigar com a Federação e com a televisão num momento como este. Nosso Tubarão não está em condições de brigar com ninguém, pois está por baixo. Estamos no mesmo nível dos clubes pequenos e queremos receber mais do que eles da televisão. Me perdoem, mas isto não é justo.
          Esta história de passado não pode ser levada em conta. O São Cristóvão FR já foi campeão carioca, mas há mais de setenta anos (1926). Tinha uma grande torcida. Mas foi caindo e acaba de ser rebaixado para a Terceira Divisão do Campeonato Carioca. É agora um time pequeno.  Hoje, o Cianorte está em plano superior ao Londrina, porque vem se destacando mais nos últimos anos. Temos que brigar para reverter esta situação, ao invés de ficar brigando para crescer na marra.
         O Paraná Clube está na Série B Nacional e nós não estamos em série nenhuma. Não podemos portanto nos comparar com eles. O Londrina tem montado times fracos, frequentemente tem seu estádio vetado pela Federação e sua torcida atualmente é pequena, pois apenas pouco mais de 2 por cento das pessoas da cidade torcem por ele, conforme pesquisa publicada recentemente.
         Não disputamos nada, a nível nacional. E estamos querendo "melar"a única competição que nos resta, que é o Campeonato Paranaense. Vocês acham que isto é inteligente ?
          O amigo Nassif acha que nosso destino político será melhorado com o novo prefeito que está assumindo. Mas não se iludam, porque os problemas da cidade são muitos e o futebol não deverá ser prioridade para o prefeito Kireeff. Antes mesmo de assumir, sua equipe já está reclamando que a prefeitura está sucateada.
          Tomara que vocês estejam certos  em apoiar a SM Sports nesta briga com a televisão e a Federação. Mas eu ainda acho que os verdadeiros dirigentes do clube deveriam interferir e acabar com esta confusão, antes que seja tarde.
         Quero aproveitar o momento para ,, ao mesmo tempo em que abraço  Tato, Alexandre e Nassif,  possa estender este abraço a todos os que nos acompanharam no blog durante todo o ano de 2012. Não ganho um tostão para escrever diariamente neste espaço. O meu lucro é a amizade e o acompanhamento de todos vocês.  Feliz Ano Novo !
  

Que a cidade vai mal, todo mundo já sabe

        Não entendi as colocações feitas pelo vice-prefeito eleito Guto Bellusci ao final dos trabalhos da comissão de transição do governo muncipal de Londrina. Afinal, quem é que não sabe que a nossa Prefeitura está sucateada ?  Não vão me dizer agora que os novos comandantes da cidade vão assumir mostrando surpresa com o estado de coisas por aqui.
        Se tudo estivesse bem em Londrina, não haveria tanto interesse em promover mudanças. Qualquer um poderia ser o prefeito, se os cofres municipais estivessem cheios, as dívidas todas pagas e a cidade não apresentasse tantos problemas. Se não fosse para mudar tudo, os londrinenses não teriam levado o pouco conhecido Alexandre Kireeff ao cargo. Ele só foi eleito porque chegou prometendo mudar tudo e o povo acreditou.
        Estou certo de que Kireeff se candidatou conhecendo a situação de Londrina, cheia de problemas de toda a espécie. E acredito também que ele tenha a solução para estes problemas. Uma coisa tem que ficar colocada desde já: não adianta entrar reclamando dos erros que encontrar.  Praticamente tudo está errado na nossa cidade. É só  atentar para a fraqueza do serviço público, que até agora não conseguiu limpar as imediações do Igapó e boa parte da Zona Sul da sujeira que o temporal de uma semana atrás deixou.
         Reclamar do que está errado não vai adiantar. Estamos  todos acreditando que o novo prefeito vai consertar Londrina.
       

"Pérolas" que o Facebook nos traz

 
 Os amigos do Facebook continuam se despedindo de 2012, cada um ao seu jeito. Coisas bonitas continuam sendo ditas, como nesta postagem da minha amiga, minha sobrinha e minha dentista Sônia Beatriz Sampaio.  Ela está cheia de razão.  Pra que reclamar deste ano que está findando ?

O maior negócio foi de cerveja

  

       A PwC listou oficialmente as maiores transações de 2012 envolvendo empresas com operação no Brasil. E o  campeão disparado foi o negócio realizado pela empresa  belgo-brasileira AB Inbev (da qual a Ambev faz parte), que comprou o Grupo Modelo, maior cervejaria mexicana, num negócio de US$ 20,1 bilhões.
        Em segundo lugar ficou o arremate da concessão do Aeroporto Internacional de Guarulho pelo consórcio Invepar. O vendedor foi o governo federal, e o negócio atingiu  US$ 9,40 bilhões .
        E o terceiro negócio de maior volume foi a compra pela gigante norte-americana do segmento de saúde, UnitedHealth Group.Inc. de 90% da empresa brasileira Amil Participações  SA, por US$ 4,93 bilhões.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

A Foto do Dia




          No centro da cidade de Florianópolis, capital catarinense, um fato está chamando a atenção. Numa área de intenso movimento, um passarinho "João de Barro" resolveu construir seu ninho num semáforo. E passa o dia inteiro envolvido com a obra. É a nossa Foto do Dia.

Quem não pagava perdia um dente

          Parece mentira, mas é pura verdade. Em Manaus, um grupo formado por um casal e um homem de 19 anos tinha como praxe arrancar os dentes de usuários de drogas que estavam em dívida. Mas hoje de manhã, a Polícia Civil da capital amazonense prendeu os três suspeitos e acabou com a folia.
    
         A "Operação Saidera" terminou com a apreensão de todos os dentes (foto) retirados dos usuários, além de trouxinhas e grandes porções de maconha, pasta base, oxi e cocaína. O grupo de traficantes comandava o tráfico de drogas no bairro Colônia Santo Antônio, zona norte de Manaus.
        O que eu não consigo entender é como é que, mesmo vendo notícias como esta diariamente, muitas pessoas, especialmente jovens, se submetem aos vícios. É o fundo do poço.

O que esperar do novo prefeito ?

          Ainda faltam cinco nomes para completar o secretariado do novo prefeito Alexandre Kireeff.  Quanto mais secretários são conhecidos, mais difícil se torna a tentativa de adivinhar como será o novo governo municipal.  Todo mundo queria mudanças, e aí estão muitos nomes desconhecidos, pelo menos em termos de capacidade de adequação aos cargos que vão ocupar.


          A impressão de que será uma equipe técnica permanece. Mas teremos que esperar um pouco para ver se as pessoas vão se adaptar às funções. A prática é sempre diferente da teoria.
           Na verdade, tudo será novidade. A começar pela maneira como Alexandre Kireeff vai tratar seus secretários e o funcionalismo municipal em geral. Será que ele é um homem acessível ?  Ou também terá que alterar seus costumes para ser um bom comandante ?  Os prefeitos anteriores já chegaram ao cargo com um estilo conhecido, porque eram políticos "manjados".  Mas 90% dos londrinenses nem imaginam como agirá  Kireeff como prefeito. Portanto, vamos ter que esperar pra ver. Falta pouco.

Agora é que vamos ver o que é perseguição

        Se os dirigentes do Londrina Esporte Clube há muito tempo já se sentem perseguidos pela Federação Paranaense de Futebol, agora é que eles vão ver de perto o que é perseguição. Esta infeliz posição assumida perante a FPF e a Globo vai colocar o Tubarão como inimigo dos "homens" lá de Curitiba.
        E a primeira perseguição poderá vir com prejuízos na ordem dos jogos do Campeonato Paranaense. No dia em que a tabela foi divulgada, postei aqui no blog um comentário favorável, por entender que a Federação estava mostrando disposição de ajudar o Londrina. A tabela veio como um presentão ao Tubarão. Outros clubes até estranharam tantos benefícios ao Alviceleste. Mas a SM Sports jogou tudo fora, brigando com a TV.
       Mesmo que não fosse um grande negócio, seria conveniente para o Londrina aceitar os R$ 280 mil de quota e continuar se relacionando bem com a Federação. Com a tabela do jeito que foi feita, o Tubarão ganharia do outro lado, jogando em casa só aos domingos e ainda aproveitando a chance que a tabela lhe dá de realizar um bom campeonato. Tudo isso vai para o espaço se a Federação mudar a tabela, o que provavelmente ocorrerá.
        Não vejo razão para tantos protestos do clube londrinense. Coritiba, Atlético e Paraná Clube estão no Campeonato Brasileiro e em todos os grandes eventos que se realizam no País. Nós londrinenses temos que admitir que estamos por baixo, sem participar de qualquer divisão do Brasileirão. Injusto seria receber quota maior do que a do Cianorte ou do Arapongas, que nos superaram no Campeonato Paranaense e tiveram boa participação na Série D do Brasileiro. E não me venham falar de tempos passados, porque faz 20 anos que ganhamos nada no futebol. Chega de mania de grandeza. Temos é que voltar a crescer dentro de campo, para poder angariar um tratamento melhor.
         Será que não vai aparecer um conselheiro equilibrado para tentar consertar esta bobagem de brigar com a televisão ?  Quem é que vai querer patrocinar nossa camisa, se ela não aparecer na TV ?

"Pérolas" que o Facebook nos traz



     Os amigos do Facebook vão se despedindo aos poucos de mais um ano. Como nesta postagem da amiga Gisela Duarte, que veio lá da minha Pelotas. Que a querida Gigi e todos os pelotenses tenham um Ano Novo muito feliz !

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Fenômeno está solteiro de novo

        Aos 36 anos, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno está solto outra vez na praça. Depois de quase sete anos, ele confirmou o fim do seu casamento com Bia Antony. O mais surpreendente  é que os dois decidiram se divorciar há cerca de três meses, mas só agora a noticia vem a público.


        Bia é a mãe das últimas duas filhas de Ronaldo, as gêmeas Maria Sofia e Maria Alice. Mas Ronaldo tem mais dois filhos, de outros relacionamentos. O ex-jogador viajou para Punta del Este e certamente falará sobre o assunto no seu retorno