Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 17 de junho de 2018

MÉXICO !  Que vitória, hein ? 




                 A Alemanha, atual campeã mundial, estreou na Copa do Mundo de 2018 com uma surpreendente derrota de 1 a 0 para o México. Apesar das muitas tentativas da equipe de Joachim Löw, os germânicos não conseguiram fugir do mau resultado.

                 O gol saiu, após um contra-ataque: o menino Hirving Lozano, de 22 anos, que atualmente defende o PSV Eindhoven da Alemanha, marcou o histórico gol.                Foi aos 34 minutos.  Herrera, um dos melhores em campo, desarmou Müller na entrada da sua área. Hector Moreno lançou rapidamente Chicharito, que tabelou com Vela e avançou. O centroavante esperou a passagem de Lozano e tocou para o companheiro. O atacante tomou a decisão certa: driblou Ozil e bateu no canto direito de Neuer, sem chances de defesa, para abrir o placar.

              A grande chance alemã do primeiro tempo foi desperdiçada por Timo Werner.  Aos 19 minutos, após um bom  Kimmich, o centroavante dominou, tirou o zagueiro do lance e bateu. Mas a bola saiu sem força, para defesa tranquila de Ochoa.

                 Empurrado pelos gritos de "olé", o México empolgava a sua torcida no Estádio Luzhnik com saídas alucinantes para outros contra-ataques, mas que acabaram desperdiçadas por Chicharito, Lozano e Layun. 

 

           
                           Na etapa final, a Alemanha pressionou e ficou até mais ofensiva, com a troca do volante Khedira pelo meia-atacante Marco Reus. Kimmich chegou até a tentar um gol de bicicleta, mas errou. O Mexico conseguiu segurar a pressão e ainda levou perigo quando conseguiu encaixar alguns contra-ataques. No fim, até o goleiro Neuer foi área adversária tentar o gol. Mas não deu. 


                        O grupo da Alemanha ainda tem Suécia e Coreia do Sul, que vão se enfrentar nesta segunda-feira.
                   O México ainda igualou um recorde aos 29 minutos do 2º tempo. O meia Guardado (recordista de jogos pela seleção do seu país) deu lugar ao zagueiro Rafa Marquez – que, com isso, igualou a marca de estar em campo em cinco Copas do Mundo. Ele atuou em 2002, 2006, 2010 e 2014, além de 2018. 
                   Os outros recordistas são o goleiro mexicano Carbajal (1950, 1954, 1958, 1962 e 1966) e o alemão Matthäus (1982, 1986, 1990, 1994 e 1998). O goleiro italiano Buffon também esteve em cinco Mundiais (1998, 2002, 2006, 2010 e 2014), mas não chegou a disputar nenhuma partida em 1998.


Nenhum comentário:

Postar um comentário