Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Toxoplasmose apavora
   uma cidade gaúcha

         toxoplasmose é uma doença infecciosa que pode afetar o cérebro, pulmões e outros órgãos. O que eu sei é que os gatos são hospedeiros do parasita causador da doença.

               
              Depois de infectologistas de Santa Maria(RS) terem se insurgido contra a forma como as autoridades estão lidando com o surto de toxoplasmose que assola a cidade desde o mês de março, a imprensa gaúcha ouviu também um dos maiores especialistas em toxoplasmose do mundo, o oftalmologista Cláudio Silveira, que comanda o Centro de Referência em Toxoplasmose, em Erechim. Ele confirma que, ao que tudo indica, o surto de Santa Maria será confirmado como o maior do mundo. Nos últimos dias, Silveira tem contatado especialistas no Brasil e no Exterior.

               Ele diz que há um consenso de que a fonte da contaminação deve ser a água fornecida na cidade:  " Esse caso de Santa Maria é tão importante que estou conversando com outros epidemiologistas. Todo mundo diz a mesma coisa: é muito difícil que não seja a água. Na história dos grandes surtos, no mundo, com raras exceções, sempre foi a água.  Que seja outra coisa, é possibilidade mais remota, mas seria algo inédito. Em Santa Maria, são muitos bairros atingidos. Seria importante ver um mapa da rede de distribuição que atende esses bairros, para tentar localizar a origem, ver se tem alguma caixa d'água que vai para todos esses bairros. Essa é a ideia que me foi passada pelo doutor Esper Kallas, da USP. É importante encontrar a origem, porque tem de saber onde está pegando fogo para apagar o fogo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário