Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 7 de junho de 2018

 Que tal comprar 
um carro voador ?




                       O projeto de carro voador apoiado pelo cofundador da Google Larry Page estava próximo de decolar nesta quarta-feira, com um modelo para voos de teste para possíveis compradores. Kitty Hawk, fundada por Page, revelou um modelo “Flyer” que descreveu como “um primeiro passo emocionante para compartilhar a liberdade de voar”.

                     A empresa foi criada no ano passado na cidade natal da Google, Mountain View, na Califórnia, e vem testando um protótipo na Nova Zelândia. Imagens e detalhes estavam disponíveis no site recém-lançado “flyer.aero”, e a CNN divulgou a cobertura de um repórter que voou sobre um lago com um “Flyer” em um local de teste perto de Las Vegas.
                      O chefe-executivo da Kitty Hawk Sebastian Thrun, que fundou o Google X Lab, dedicado a projetos como carros autônomos e óculos sincronizados com a Internet, disse à CNN que pilotar o “Flyer” é tão fácil quanto jogar “Minecraft”.
                   “Tornar o ‘Flyer’ acessível, que é o que fazemos em nosso centro de treinamento em Las Vegas, ajuda mais pessoas a experimentar a liberdade e as possibilidades dos veículos do futuro” - declarou uma porta-voz da Kitty Hawk à AFP. “Nossa prioridade imediata é convidar pequenos grupos de pessoas – clientes, influenciadores, mídia e membros da comunidade – para experimentar a liberdade de voar aqui em nosso recém-inaugurado centro de treinamento”.
                     As pessoas interessadas em comprar “Flyers” foram convidadas no site a solicitar um convite para fazê-lo, sem um preço especificado. Uma versão inicial do “Flyer” foi exibida no ano passado. A aeronave elétrica tinha 10 pequenos rotores de sustentação nas asas, tornando-a capaz de decolar e aterrissar verticalmente, como um helicóptero.
                     A Kitty Hawk disse que a 15 metros de distância soava como um cortador de grama, enquanto a 250 metros  de distância o volume era similar a uma conversa barulhenta. Os primeiros voos de teste foram feitos sobre a água, com a velocidade máxima limitada a 32 km/h e uma altura não superior a três metros.
                   A cabine de pilotagem descoberta parece grande o suficiente para uma pessoa, deixando a cabeça para fora como se fosse um kart.
                     “O ‘Flyer’ foi projetado para ser fácil de voar e para que voe com fins recreativos sobre a água e em áreas não congestionadas” - informou o site. “O ‘Flyer’ é o primeiro veículo voador pessoal da Kitty Hawk e o primeiro passo para tornar os voos parte do dia a dia”. A nova máquina voadora é um dos vários veículos conceituais que estão sendo testados.
                      Page e Sergey Brin fundaram a Google em 1998, começando em uma garagem no Vale do Silício e se transformando em uma das maiores empresas do mundo. Continua como chefe executivo da Alphabet, mas o projeto da Kitty Hawk é uma questão pessoal, que não faz parte das operações da gigante de tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário