Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

        Hoje é o Dia de Nossa
    Senhora dos Navegantes





                   O Dia de Nossa Senhora dos Navegantes é comemorado pela comunidade católica anualmente no dia 2 de fevereiro. No Brasil, a principal comemoração acontece em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, cidade cuja padroeira é Nossa Senhora dos Navegantes. No entanto, alguns festejos ocorrem por todo o país.
                         O título de Nossa Senhora dos Navegantes dado a Maria, mãe de Jesus, começou no século XV, especialmente entre os portugueses, quando do início das grandes navegações. Os marujos pediam proteção a Nossa Senhora para retornarem com vida e, como Maria era considerada protetora durante as tempestades e perigos oferecidos pelo mar, acabou por reunir aos seus inúmeros títulos o de protetora dos navegantes.
                         O culto a Nossa Senhora dos Navegantes chegou ao Brasil junto com a descoberta. Pedro Álvares Cabral trazia na nau capitânia a imagem de Nossa Senhora da Boa Esperança, que foi levada até as Índias, permanecendo lá até o século XVII, numa capela construída especialmente para ela, ficando sob a guarda de padres franciscanos.

                               A capital do Rio Grande Sul, Porto Alegre, cuja padroeira é Nossa Senhora dos Navegantes, comemora o dia da santa também em 2 de fevereiro, com a grande procissão que carrega a imagem de Maria até o porto de Pelotas. A igreja dedicada a Nossa Senhora dos Navegantes fica na Praça dos Navegantes, próxima ao rio Jacuí.

                                   A cidade de Porto Alegre teve colonização feita por portugueses das ilhas de Açores, onde a santa também era homenageada, razão pela qual foi elevada à condição de padroeira de Porto Alegre. O dia é feriado municipal na capital do Rio Grande do Sul e a festa reúne mais de 100 mil pessoas, todos os anos.
                                        No sincretismo religioso, Nossa Senhora dos Navegantes é vista pelos adeptos da umbanda e do candomblé como Iemanjá, que também tem sua festa em 2 de fevereiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário