Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

A Super Lua secou Veneza !




                     São comuns as fotos de Veneza inundada, mas a superlua desta semana teve o efeito contrário, com a maré baixa a deixar alguns canais sem água
O tempo seco das últimas semanas, combinado com a superlua desta semana, causou um cenário invulgar em Veneza: gôndolas encalhadas e alguns canais sem água. O fenômeno deve-se a uma combinação de fatores: uma alta pressão sobre a região e a falta de vento pioraram a situação.
É normal nesta altura do ano os canais de Veneza transbordarem e inundarem a cidade, na maré alta, mas esta semana o cenário foi o oposto e o que causou problemas foi a maré baixa. Depois de várias semanas de tempo seco, uma maré mais forte - devido à superlua - expôs o leito de muitos dos canais mais pequenos, prendendo os barcos, uma forma de transporte essencial na cidade italiana.
No final de 2016 Veneza viveu o mesmo problema, com a maré baixa a deixar a linha da água 66 cm abaixo do nível do mar, segundo a agência ANSA: desta vez ficou-se pelos -60. O valor mais baixo registado foi -212, em fevereiro de 1934.

Nenhum comentário:

Postar um comentário