Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

CARNAVAL 2018
O Rio está pronto para a folia !


             O domingo foi de contagem regressiva para a semana de Carnaval no Rio. Com a lavagem da Sapucaí e quase 50 blocos nas ruas, grandes desfiles, como o Bloco da Preta, no Centro, arrastaram uma multidão. E não faltou criatividade na hora de escolher as fantasias. Teve de tudo: de Pabllo Vittar enrolada em uma cobra no trio elétrico até figurino em alusão à febre amarela, com direito a soro de mentira e recado contra a morte de macacos.

            Já pela manhã, por volta das 8 horas, o Cordão do Boitatá, que desfilou da Praça da Cruz Vermelha até a Tiradentes, fez a festa da galera. Cláudio Barcelos, de 26 anos, Augusto Dias, de 28 e Andriele Santos, de 24, aproveitaram a folia também para alertar sobre o perigo da Febre Amarela. Eles foram fantasiados de mosquito. "Viemos assim porque queremos que todos se lembrem do perigo que é a proliferação do mosquito", explicaram os foliões.
             Fantasiado de paciente, Cesar Teixeira, 66, morador da Tijuca, protestava contra o ataque aos macacos. "Fiz a placa com a foto do macaco para conscientizar de que ele não causa a Febre Amarela e sim o mosquito". Próximo dali, no bloco Fogo e Paixão, no Largo de São Francisco, a música brega deu o tom. E para afastar o calor, teve jato d'água lançado por caminhão pipa nos foliões.
             O Bloco da Preta levou para as ruas mais de 600 mil foliões durante quatro horas de cortejo, segundo a Prefeitura do Rio. Celebrando a diversidade, Preta Gil dividiu o comando do trio, em alguns momentos, com a cantora Pabllo Vittar, que surgiu enrolada em uma cobra. Outras artistas, como as atrizes Carolina Dieckmann, madrinha do bloco, Giovanna Lancellotti e Fernanda Paes Leme, estiveram ao lado de Preta.
               Os bloqueios no trânsito para a passagem de blocos no Centro deram um nó na região. Quem precisava chegar ao Aeroporto Santos Dumont, pela manhã, teve dificuldades com longos engarrafamentos, principalmente para fugir da Avenida Beira Mar, no Aterro, que ficou fechada para a passagem do Chora Me Liga. Ainda na Zona Sul, teve o Gigantes da Lira, Empolga às 9 e o Suvaco do Cristo.
                   E a folia continua durante a semana. Amanhã tem "Vem Doar Para Mim", para conscientização da doação de sangue, na Candelária, às 9horas.  Na quinta, a Banda da Rua do Mercado desfila no Centro, às seis da tarde.

Na Avenida, bênção das baianas



              Com uma faixa escrita 'A semente do samba não pode morrer', baianas, vestidas de branco, fizeram a tradicional lavagem da Marquês de Sapucaí, na noite de ontem (foto). Nas mãos, elas levaram palmas e arruda para benzer a Avenida. O ritual, que pede paz e proteção para o Carnaval carioca, abriu o ensaio das campeãs de 2017, Portela e Mocidade. O desfile serviu de teste de luz e som da pista.
                  A passagem dos componentes no Sambódromo teve a presença de representantes de todas as agremiações do Grupo Especial, dividido por alas. Os intérpretes puxaram sambas-enredo atuais e antigos das escolas, sob olhares do público que lotou as arquibancadas.
                Neste ano, devido à crise financeira, a Liesa suspendeu os ensaios técnicos das agremiações, que duravam dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário