Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Bolsas americanas despencam !



             A Bolsa de Valores de Nova York fechou em queda de 4,6% nesta segunda-feira . O índice Dow Jones Industrial, o principal indicador do mercado, despencou uma hora antes do encerramento do pregão e fechou em 24.345 pontos. Os mercados financeiros reagem a uma eventual alta dos juros nos EUA, que afeta negativamente as bolsas de valores.

       O pessimismo no mercado financeiro americano também influenciou as bolsas internacionais e a cotação do dólar frente às demais moedas. A Bovespa fechou em queda de 2,59%, enquanto o dólar subiu 0,99% frente ao real.
                 A reação negativa nas bolsas americanas começou na sexta-feira, que foi o pior pregão do mercado de ações nova-iorquino em quase dois anos. O índice Dow Jones terminou com forte baixa de 2,54%.
                   O mercado financeiro internacional reage ainda a dados divulgados na sexta-feira passada, que mostram que os salários avançaram 2,9% em janeiro, na comparação com o ano anterior, a maior alta em um ano registrada em 12 meses.
                    Esse número pode indicar que as pressões inflacionárias estão mais fortes nos EUA e influenciar as futuras decisões do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) sobre a taxa de juros americana. Uma eventual alta dos juros influencia negativamente o mercado de ações por 2 motivos:  o investimento em títulos americanos fica mais atrativo quando o juro aumenta, atraindo parte do capital investido em ações;  e o custo do crédito fica mais caro para as empresas quando o juro básico sobe
                     Nesta segunda-feira, os títulos públicos americanos, os chamados Treasuries, tiveram uma alta de juros nesta segunda-feira, atingindo o maior valor desde janeiro de 2014.
                  Na bolsa de Nova York, a sessão tinha começado em baixa, mas apresentou alguma recuperação uma hora depois. No entanto, por volta das 13horas  locais (16horas  em Brasília), os principais indicadores começaram a despencar.
O setor que apresenta maior baixa é o de energia, com queda de 3,33% uma hora antes do fechamento, pouco depois que foi registrada uma redução de 1,99% no preço do barril do petróleo do Texas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário