Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

No Sul, o vice-artilheiro é um goleiro !




                     Quem acompanha o Gauchão já viu o goleiro Fábio Rampi, 28 anos, brilhar embaixo das traves. Eleito duas vezes o melhor do Estadual (em 2011, pelo Cruzeiro-RS, e em 2016 pelo São José), ele agora encontrou uma nova vocação. Com três gols, é o vice-artilheiro da Copa Paulo Sant'Ana. Só perde para o companheiro de Zequinha, Diego Torres, que tem cinco. 

                     Seus três gols foram de pênalti, 100% de aproveitamento nas cobranças, contra Real, Aimoré e Igrejinha. Na carreira, são cinco — sem contar em disputas de penalidades.  Apesar de só ter jogado na linha na infância, intensificou os treinos nos últimos tempos.
                        " Já tinha cobrado antes. Em 2013, me lembro, bati pelo Cruzeiro-RS. Aqui no São José, o China (Balbino, ex-técnico) tinha me determinado como batedor. Mas não teve nenhum pênalti no tempo dele. Quando o Jaques (Rafael Jaques, novo treinador) chegou, me chamou e perguntou se eu queria mesmo continuar. Falei que sim. Então os pênaltis apareceram."
                          Fábio treina penaltis frequentemente: "Todos os dias. E o Jaques incentiva. Sempre treinamos pênaltis depois da atividade. E tenho um estilo fixo de cobrança.  Procuro sempre bater firme. Escolho um canto, parto decidido e chuto forte. Para o caso de o goleiro, mesmo se acertar o lado, tenha dificuldades para defender."
                  O goleiro-artilheiro diz que "jogar com os pés é fundamental no futebol de hoje, né?  Então tenho trabalhado bastante isso. E tenho treinado faltas também. Mas ainda não tive oportunidade, é mais difícil. Logo espero conseguir bater."
                       O que é melhor: fazer gol ou defender pênalti?  "Bah, que pergunta difícil. São duas sensações ótimas, parecidas. Ainda mais para um goleiro..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário