Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

 O segundo mês do ano começou
  com tristeza: morreu D.Albano


         

           Neste primeiro dia de fevereiro, nossa cidade viveu uma grande tristeza: faleceu  no Hospital Evangélico, Dom Albano Bortoletto Cavallin, bispo emérito de Londrina. Ele tinha 86 anos. Dom Albano estava internado para realizar uma operação na válvula do coração e não resistiu. Seu corpo está sendo velado na Catedral, com sepultamento marcado para amanhã às 10 horas. 

        Foi a segunda perda significativa experimentada pelos católicos londrinenses, já que agora em janeiro o arcebispo dom Orlando Brandes nos deixou, transferido para Aparecida do Norte. Os dois estiveram juntos em Londrina (foto), até este começo de ano.


                 Paranaense, nascido na Lapa, neto de imigrantes italianos, sendo seus pais Pedro Cavallin e Celestina Bortoletto Cavallin.  Desde os 7 anos, na primeira comunhão manifestou desejo de ser padre, entrando com 10 anos no Seminário Menor de Curitiba. Viveu 16 anos de formação no Seminário de São Paulo, São Leopoldo, Roma e Bélgica.
                  Ordenado Padre com 24 anos, foi por alguns anos padre coadjutor na Catedral de Curitiba e depois pároco na Igreja de Santa Terezinha, na mesma cidade. Levado para o Seminário, aí ficou por 20 anos colaborando na formação de dezenas de padres, bispos e cardeais.        
            Foi Bispo Auxiliar em Curitiba, vivendo sempre no Seminário Maior Rainha dos Apóstolos. Transferido para a Diocese de Guarapuava, fez uma experiência de Bispo Missionário.

          Veio para Londrina, e aqui continuou cuidando da Formação do Clero, fundando o Seminário Propedêutico, o Curso de Teologia na PUC e a instalação do Diaconato.

                Era uma figura muito querida. Anualmente, D.Albano rezava uma missa na Casa de Apoio do Hospital do Câncer, que eu sempre fiz questão de assistir.

       Em 2006, aos 75 anos, apresentou sua renuncia e tornou-se Arcebispo Emérito de Londrina. Mas continuou celebrando a missa anual na Casa de Apoio.

Nota da Arquidiocese 
"A Arquidiocese de Londrina vem a público expressar seu pesar pelo falecimento do seu Arcebispo emérito Dom Albano Bortoletto Cavallin, ocorrido nesta tarde. Tendo mais informações sobre o velório a Arquidiocese de Londrina informará. Reafirmamos nossa fé na Ressurreição e a certeza de que dom Albano, agora, celebra sua Páscoa Definitiva na paz eterna do Senhor." 

2 comentários:

  1. Seja bem vindo Flavio!
    Com certeza essa é uma perda muito grande para nossa arquidiocese. Um homem admirável, ele sempre possuía as palavras/histórias certas nos momentos certos.
    Abraço Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E verdade, amigo Alexandre. Certamente vamos sentir muita falta de Dom Albano !

      Excluir