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Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 20 de março de 2016

fórmula 1
Mercedes já saiu na frente






              A etapa de abertura da Fórmula 1 em 2016 foi um prolongamento do ano passado. Sebastian Vettel liderou boa parte do GP da Austrália, passando Hamilton e Rosberg logo na largada em Melbourne, mas no final deu Mercedes, com Nico Rosberg em primeiro e Lewis Hamilton em segundo.
 
            Na pista, as coisas mudaram quando Fernando Alonso bateu feio, o que paralisou a prova. Na retomada, a estratégia da Mercedes foi melhor e a equipe britânica conseguiu a vitória. Vettel terminou em terceiro, mas mostrou que a Ferrari pode brigar pelo título. Felipe Massa foi o quinto.
 
            Se o novo modelo de classificação foi bastante criticado, a mudança no sistema de embreagem para a largada, muito mais dependente do humano do que da máquina, cumpriu sua função de causar rebuliço. Lewis Hamilton, que sobrou no treino de classificação e foi o mais rápido de todos os treinos livres, largou mal e caiu para sexto.
 
            Quem se deu bem foi Vettel, que largou em terceiro, passou também Rosberg, e assumiu a liderança. Os dois carros da Mercedes acabaram ultrapassados também por Raikkonen, outro ferrarista.
 
 
 
              As coisas só mudaram mesmo quando Fernando Alonso deu o primeiro grande susto da temporada. Na 18ª volta, ele bateu na traseira de Esteban Gutiérrez, da caçula Haas, e voou em direção à barreira de proteção (foto). Após o choque, a McLaren capotou na área de escape e ficou destruída. O espanhol saiu rastejando de baixo do carro, mas passa bem.
 
              O estrago foi tanto que não havia outra opção senão a bandeira vermelha para limpar a pista. Foram 20 minutos de paralisação até a relargada. Nesse período, as equipes puderam trocar pneus e a Mercedes soube aproveitar isso muito bem. Rosberg e Hamilton voltaram com os pneus médios e não precisaram mais parar. Vettel com supermacios, precisava fazer mais um pit stop. Ou seja: a Ferrari tinha que abrir folga suficiente na pista para parar e, mesmo assim, voltar na frente. O plano poderia ter dado certo, não fosse a dificuldade de um mecânico tirar um pneu no pit stop de Vettel, que voltou em quarto.
 
               Quando Ricciardo parou, o alemão subiu para terceiro, atrás de Rosberg (primeiro) e Hamilton (segundo). O australiano voltou em quinto, atrás de Felipe Massa, e acabou ganhando a posição na pista, a 10 voltas do fim. Raikkonen já havia abandonado com problemas mecânicos.
 
                 Nas voltas finais, a emoção ficou por conta da tentativa de Vettel de ultrapassar Hamilton. Com pneus macios, o alemão era mais rápido que o inglês, que ainda tinha os pneus macios que o garantiram permanecer na pista desde a 18.ª volta. A dois giros do fim, Vettel exagerou, saiu da pista, e perdeu a chance de passar. Terminou em terceiro mesmo, atrás das duas Mercedes.
 
              Felipe Nars fez uma prova ruim com a sua Sauber e terminou só no 15º lugar entre 16 carros que cruzaram a linha final. Estreante, a Haas conseguiu o sexto lugar com Romain Grosjean, que havia largado na penúltima fila.
 
  • 1º - Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1h48min15s565
  • 2º - Lewis Hamilton (GBR/Mercedes), a 8s060
  • 3º - Sebastian Vettel (ALE/Ferrari), a 9s643
  • 4º - Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 24s330
  • 5º - Felipe Massa (BRA/Williams), a 58s979
  • 6º - Romain Grosjean (FRA/Haas), a 1min12s081
  • 7º - Nico Hülkenberg (ALE/Force India), a 1min14s199
  • 8º - Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 1min15s153
  • 9º - Carlos Sainz (ESP/Toro Rosso), a 1min15s680
  • 10º - Max Verstappen (HOL/Toro Rosso), a 1min16s833
  • 11º - Jolyon Palmer (GBR/Renault), a 1min23s399
  • 12º - Kevin Magnussen (DIN/Renault), a 1min25s606
  • 13º - Sergio Pérez (MEX/Force India), a 1min31s699
  • 14º - Jenson Button (GBR/McLaren), a uma volta
  • 15º - Felipe Nasr (BRA/Sauber), a uma volta
  • 16º - Pascal Wehrlein (ALE/Manor), a uma volta
 

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