Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 4 de março de 2016

 Estrearam uma
nova palavra hoje,
 aqui no Brasil !


         Certamente, a maioria dos brasileiros só conheceu hoje a palavra "COERCITIVA. É uma palavra tão velha quanto as outras, só que não é usada por aqui. No Brasil não temos o hábito de conduzir uma pessoas coercitivamente para depor, como ocorreu hoje com Lula. Ele não aceitou ir. Se não aceitasse, iria de qualquer jeito, preso ou até algemado. Não tinha o direito de não querer ir.

Significado de Coercitivo, segundo o dicionário

adj. Que pode causar coerção (repressão).
Que pode reprimir ou coagir: discurso coercitivo.
Jurídico. Capaz de impor pena: procedimento coercitivo; força coercitiva.
(Etm. do latim: coercere/ coercit + ivo)
 
   



         

5 comentários:

  1. Disseram que o mais dificil foi o Lula explicar a PF, porque o Corinthians tem UMA LIBERTADORES E DOIS MUNDIAIS,kkk.
    Mas falando serio, estou preocupado com a violência que os aliados de Lula poderão levar as ruas, em se tratando de UNE,MST, CUT etc.
    Vamos rezar que a politica não atrapalhe o lado da justiça.
    avanti.

    ResponderExcluir
  2. Medida coercitiva só se aplica depois de devidamente intimado, o mesmo não comparece para depor em juízo, como bem lembrou hoje o Ministro do STF, Marco Aurélio Mello, que disse o seguinte: "Condução coercitiva? O que é isso? Eu não compreendi. Só se conduz coercitivamente, ou, como se dizia antigamente, debaixo de vara, o cidadão de resiste e não comparece para depor. E o Lula não foi intimado", afirmou; "Precisamos colocar os pingos nos 'is'", continua; Mello criticou o argumento de Moro, de que a medida foi tomada para assegurar a segurança de Lula; "Nós, magistrados, não somos legisladores, não somos justiceiros", e ensinou: "Não se avança atropelando regras básicas"
    Não se brinca com um homem carismático e muito popular como o Lula, se ele errou, que pague pelo seus erros e seja condenado, mas que façam seguindo os ditames da Lei e não agindo em interesse da imprensa, principalmente a Rede Globo, Revista Isto é e o partido PSDB.
    Cuidado, o tiro pode ter saído pela culatra!!!

    TATO - 04/03/2016

    ResponderExcluir
  3. Mais uma tentativa de transformar a justiça e o ministério publico em vilões.
    Tentativa essa para desviar o real objetivo de mais uma fase da operação lava jato.
    Roberto Lima, auditor fiscal da Receita Federal, disse que a empresa de palestras de Lula, L.I.L.S., e o Instituto Lula “receberam recursos expressivos de 2011 até 2014, vindos de mais de duas dezenas de grandes empresas e empreiteiras, algumas pagando as palestras, no caso da L.I.L.S., e outras doando recursos para o Instituto Lula”.

    “O mais importante é que as cinco maiores empresas que pagaram palestras para a LILS de 2011 a 2014 são as mesmas empresas que doaram os maiores valores para o Instituto Lula”, disse o auditor.

    O procurador Carlos Fernando Lima acrescentou que “60% (cerca de R$ 20 milhões de reais) dos valores pagos ao Instituto Lula” e “47% dos valores das palestras pagas vieram das cinco maiores empreiteiras envolvidas na Lava Jato”: Camargo Correa, OAS, Odebrecht, Andrade Gutierrez e Queiroz Galvão.

    “Precisamos fazer uma investigação da continuidade dessa cadeia de comando. Hoje estamos analisando evidências de que o ex-presidente e sua família receberam vantagens para eventualmente [serem feitas] concessões de atos dentro do governo”, disse Lima.

    A Lava Jato também investiga repasse ilegaldas empresas de Lula a filhos do ex-presidente.

    “Não há ninguém isento de investigação no país”, completou o procurador.

    Sim, Lula. Você não está acima da lei.

    Mas o choro é livre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma pena que o responsável por este comentário tenha se escondido no anonimato. O texto é ótimo, bem escrito, mas perde a sua força por ser anônimo. Os anônimos não votam, não participam de decisões importantes, não têm força nenhuma ! Lamento mesmo, amigo "sem nome" !

      Excluir
  4. Outra coisa que não entendo e jogar a culpa tudo na globo, por grande parte do PT, no futebol todas as torcidas detestam a globo, Alvi verdes, tricolores e alvi negros da vila, dizem que ela protege e beneficia o Corinthians e o Flamengo, os palmerenses inclusive tem o nome do estadio ridiculamente vetado, mas os corinthianos também detestam a Globo, como se vê nas faixas nos estadios, dizendo que ela quer mandar e elitizar o futebol.
    Então eu pergunto: o Lula ficou 8 anos no governo, o que ele fez para acabar com esse pretenso dominio da Globo sobre a população? ou tudo não passa de cortina de fumaça?
    avanti.

    ResponderExcluir