Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 8 de outubro de 2016

"O Sul é o meu País"
  600 MIL QUEREM MESMO SEPARAR


             
                Um dia antes das eleições municipais, o movimento separatista "O Sul é o meu País" realizou  uma consulta popular sobre a independência de Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do restante do Brasil. Somente em municípios gaúchos, mais de 800 urnas foram espalhadas em locais públicos ao aguardo de "eleitores" que queiram participar do plebiscito informal. O Plebisul se trata de uma pesquisa de opinião com amostra aleatória, sem qualquer validade legal.
                   Em uma cédula de papel (foto), a pessoa respondeu sim ou não para a criação de um país independente composto pelos três estados sulistas. Nos municípios com mais de 100 mil habitantes, a votação ocorreu das 8 às 20 horas. E não foi.  Não foi  necessário apresentar nenhum documento de identificação para participar.
          O primeiro Plebisul – Consulta Popular, que aconteceu no último sábado, dia 1º de outubro, nos três estados do Sul teve seus dados oficiais divulgados na terça-feira, pela Comissão Central Organizadora (CCO) do plebiscito.
          De acordo com a organização, ao todo votaram 616.917 eleitores nos três estados. Destes, 95,74% disseram "Sim" a pergunta “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente? ”. As opções para a resposta na votação foram Sim e Não. Apenas 4,26% dos eleitores disseram que “Não”.
          Ao todo,  o Movimento O Sul é o Meu País mobilizou cerca de 20 mil ativistas nos três estados, que trabalharam como voluntários na Consulta como mesários e presidentes de urnas espalhadas por mais de 500 municípios. 
                O Paraná registrou os maiores números de rejeição a proposta.  Mesmo assim, os que desaprovam a ideia somaram apenas 11,18% dos eleitores. A maioria absoluta, 88,82% optaram pelo Sim. Na região Sudoeste do Paraná, puderam participar do plebiscito eleitores residentes em Pato Branco. A organização instalou quatro urnas, distribuídas em pontos isolados da cidade.
              Em Santa Catarina, menor estado da Confederação Sulista,  94,63% votaram "Sim" a Independência do Sul e 5,37% disseram nas urnas "Não" a proposta.
              O Rio Grande do Sul foi o Estado que mais uma vez foi campeão na aprovação a proposta. Exatos 97,21% dos gaúchos votaram "Sim" a proposta de independência e apenas 2,79% disseram "Não".
Os resultados finais da votação:
Total de eleitores: 616.917 :    SIM: 95,74%   -  NÃO: 4,26%
Paraná:    SIM: 88,82% - NÃO: 11,18%
Santa Catarina:    SIM: 94,63%  -  NÃO: 5,37%
Rio Grande do Sul:   SIM: 97,21%   -   NÃO: 2,79%


Nenhum comentário:

Postar um comentário