Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 8 de julho de 2016

A estranha doença que matou
    o ator Guilherme Karam



                 Morto ontem aos 58 anos, o ator Guilherme Karam foi sepultado no início da tarde desta sexta-feira,no Cemitério São João Batista, em Botafogo, no Rio de Janeiro. De acordo com a reportagem do site Ego, que conversou com funcionários do cemitério, não houve velório. 



                 Vítima da síndrome de Machado-Joseph - doença genética degenerativa do sistema nervoso -, Karam estava internado no Hospital Naval Marcílio Dias, no Rio, há cerca de dois anos. Amigo de anos de Karam, Miguel Falabella, que esteve na cerimônia, relembrou a relação com o ator: 


                  "Um ator de rara energia em cena. Tive a honra de trabalhar com ele por quase uma década. Fizemos uma dupla que foi memorável na época, Falabella e Karam, e além disso ele era uma pessoa muito generosa, muito querido, sempre. É lamentável. Ele sabia da doença, sempre falou da doença. Durante um período achou que ele não desenvolver. Mas me lembro perfeitamente que um dia ele falou pra mim "eu vou desenvolver a doença" — disse Falabella.

               A doença, herdada da mãe, é genética e hereditária, podendo ser transmitida pelo pai ou mãe. Ela é causada por uma mutação no gene do cromossomo 14, que gera uma proteína anormal (a ataxina 3) que se acumula dentro de algumas células do cérebro e tem como sintomas falta de coordenação, dificuldade em caminhar e desequilíbrio do eixo corporal, além de debilitação da deglutição. O portador perde os movimentos, até o ponto de precisar de uma cadeira de rodas para se locomover. Três irmãos do ator já apresentaram a doença e dois morreram em sua decorrência.


Falabella, um dos grandes parceiros de Karam, durante a cerimôniaFoto: Divulgação / AgNews


Nenhum comentário:

Postar um comentário