Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 10 de março de 2016

 Será que Moro
foi longe demais ?


          Começam a surgir algumas iniciativas "anti-Moro". O Sindicato dos Advogados de SP tem o seu peso. E outras entidades se arriscam a aparecer. Não vejo nada de mais nisto. Afinal, vivemos num país democrático. As pessoas tem o direito de divergir.
 
           O problema é que, até agora, tudo o que o juiz Sergio Moro vinha determinando,  o País inteiro aceitava calado. Mas agora já aparecem os que não concordam. De repente, instalou-se a impressão de que a Lava Jato iria julgar todo o Brasil. E aí muitas pessoas começam a estranhar que apenas um homem e um pequeno grupo tenham um poder tão grande.  
 
              Seria um desperdício abrir mão de operações que estão descobrindo e julgando os corruptos. A Lava Jato deve continuar.  Mas começo a achar que as coisas passaram a andar muito rápido. E publicamente, o que é pior. Tudo o que a Lava Jato faz hoje, o Brasil inteiro fica sabendo amanhã. E muita gente que amanhã ou depois poderia provar sua inocência, acaba ficando desmoralizada. É preciso muito cuidado para que todo o trabalho realizado até aqui não seja jogado fora.
 
              Melhor até seria que estas operações não tivessem um "dono", um "comandante", como é agora o juiz Sergio Moro. O que importa é que a Justiça Brasileira esteja tentando moralizar o País.

3 comentários:

  1. Para acrescentar o seu texto e também discordar de algumas posições do blogueiro Flavio Campos.
    A operação recebeu esse nome devido ao uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis pela quadrilha para movimentar os valores de origem ilícita,supostamente, desde 1997.A denuncia inicial partiu do empresário Hermes Magnus, em 2008, quando o grupo de acusados tentou lavar dinheiro na sua empresa Dunel Indústria e Comércio, fabricante de máquinas e equipamentos para certificação. Portanto uma operação que se originou desde 2008 não pode ser considerada tão rápida.
    A partir dest denúncia inicial, foram empreendidas diligências investigativas que culminaram com a identificação de quatro grandes grupos criminosos, chefiados pelos doleiros Carlos Habib Chater e Alberto Yousse e através do famoso doleiro e da delação premiada descobrimos a rede de corrupção implantada na petrobras.
    Acredito que a eficiência e a seriedade da operação que envolveu grandes politicos e empresários de grandes construtoras acabou incomodando aqueles que tem problemas com a transparências e as verdades que ainda virão a tona.
    Concordo que a imprensa acaba atrapalhando na divulgação antecipada dos fatos que envolve a lava jato, mas vai ser dificil encontrar inocente nesta lama de corrupção.
    Temos que agradecer muito ao Juiz Sergio Mouro que com seu excelente trabalho ja conseguiu retornar aos cofres publicos a quantia de R$2,4 bilhões desviados pela corrupção e de acordo com as delações a quantia chega a extraordinária quantia de 7,2 bilhões.
    Eu acho até que vou mandar fazer um guadro desde Juiz e pregar na minha sala.

    Max - 10.03.16

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom e oportuno o seu comentário. Também acho que a Operação Lava Jato está cheia de méritos. Mas não gosto da idéia de colocar um retrato do juiz Moro ou de qualquer outro na parede. A Justiça não precisa ser cega, mas deve ser anônima, imparcial e desprovida de qualquer vaidade pessoal. Um grande abraço, amigo Max. Volte sempre !

      Excluir
  2. Não adianta chorar, Sr. Flavio Campos. Sergio Moro vai limpar o País, a começar pelo seu PT.

    ResponderExcluir