Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 12 de março de 2016

O basquete brasileiro
 nos Jogos Olímpicos




            O destaque de ontem no  noticiário da RIO 2016 foi a realização do sorteio que definiu os grupos dos torneios de basquete feminino e masculino dos Jogos.  Contando com a sorte, a Seleção Brasileira feminina irá enfrentar adversários mais fáceis em comparação a Seleção masculina, que terá pela frente fortes adversários como Espanha, Lituânia e Argentina.

            Aparentemente o Brasil se deu bem no sorteio feminino, pois o time do técnico Antonio Carlos Barbosa não irá enfrentar os Estados Unidos nesse estágio inicial do torneio e terá pela frente Japão e Austrália. Os outros três adversários do Brasil no Grupo A ainda serão conhecidos, já que as vagas remanescentes serão preenchidas pelas equipes que garantirem as melhores colocações no Pré-Olímpico Mundial.

          O primeiro, terceiro e quinto colocado do Pré-Olímpico integrarão o grupo do Brasil. Já no Grupo B, ficarão o segundo e o quarto colocado do torneio, ao lado da Seleção Norte-americana, Senegal e Sérvia. Serão 12 o número de países que participarão da competição qualificatória para os Jogos Olímpicos: Argentina, Bielorrússia, Camarões, China, Cuba, França, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Nigéria, Espanha, Turquia e Venezuela. O torneio acontece entre os dias 13 e 19 de junho, em Nantes, na França.

           Já no sorteio do basquete masculino o Brasil não teve a mesma sorte e, apesar de não enfrentar os Estados Unidos na primeira fase, terá pela frente a Espanha, atual vice-campeã olímpica, e Lituânia, outra forte seleção europeia no Grupo B. Para completar, o time do técnico Rubens Magnano encara os rivais argentinos, a Nigéria e o vencedor do Pré-Olímpico 3, onde Grécia, Irã, México, Croácia, Itália e Tunísia disputarão uma vaga.

         No Grupo A os Estados Unidos, grande favorito para a conquista da medalha de ouro, não deve ter muitas dificuldades para avançar, já que enfrentará Austrália, China e Venezuela, além do dos vencedores do Pré-Olímpico 1 e 2. No primeiro, disputarão por uma vaga Angola, Porto Rico, Sérvia, República Tcheca, Japão e Letônia. Já no segundo Canadá, Senegal, Turquia, França, Nova Zelândia e Filipinas serão as seleções que lutarão para estarem nos Jogos Olímpicos.
 
        O torneio de basquete das Olimpíadas do Rio de Janeiro está programado para começar no dia 6 de agosto e termina no dia 21 do mesmo mês, com a final masculina acontecendo um dia depois da final feminina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário