Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Boatos e verdades
sobre o vírus Zika



(Fontes de informação: APA, AFP e o jornal Correio do Povo)
   
               Com a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) de que 4 milhões de pessoas sejam infectadas pelo vírus zika no continente americano em 2016 são muitas as dúvidas sobre a doença, recém-chegada ao Brasil. Conhecido pela medicina desde o fim dos anos 40, o zika passou a ser assunto nos lares brasileiros depois da associação do vírus a diversos casos de microcefalia em recém-nascidos.  Por enquanto, a certeza é que o vírus é transmitido pelo Aedes aegypti, mas outras formas de transmissão estão sendo pesquisadas.
 
É BOATO que mulheres com zika não podem amamentar.  Embora já se tenha identificado o vírus no leite materno, não houve, até o momento, relatos de transmissão do vírus zika para o bebê na amamentação. A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), afirma que, por conta de todos os benefícios que o leite materno traz ao recém-nascido, incluindo o aumento da imunidade, a amamentação deve ser encorajada e incentivada mesmo em áreas endêmicas para o vírus zika.  E a Organização Mundial da Saúde também reforça que as mães devem continuar amamentando normalmente seus filhos e ressalta que esta deve ser a única fonte de alimentação do bebê até os seis meses de vida. 

Também é BOATO, que  o aumento de casos de microcefalia foi causado por vacinas contra rubéola vencidas  O Ministério da Saúde diz que nenhuma vacina com vírus atenuado, como é o caso da vacina contra rubéola, é aplicada em gestantes. Além disso, não há registro na literatura médica nacional e internacional sobre a associação do uso de vacinas com a microcefalia. Em novembro do ano passado, o Ministério da Saúde confirmou que a infecção por zika em gestantes é capaz de provocar microcefalia. Desta forma, a chegada do vírus no Brasil foi o que causou o aumento inesperado do nascimento de crianças com a malformação.
 
Mas é VERDADE que o vírus zika pode desencadear a Síndrome de Guillain-Barré, que é uma reação muito rara a agentes infecciosos, como vírus e bactérias, entre eles o zika. Os sintomas são fraqueza muscular e paralisia dos músculos. Eles podem apresentar diferentes graus de agressividade. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vírus zika também pode causar outras síndromes neurológicas como meningite, meningoencefalite e mielite.   
 
Porém, é BOATO que crianças menores de 7 anos e idosos estariam mais vulneráveis a sintomas neurológicos decorrentes do vírus zika. Segundo a Fiocruz, essas informações não têm fundamentação científica. A fundação esclarece que, assim como outros vírus, a exemplo da varicela, do enterovírus e da herpes, o zika poderia causar, em pequeno percentual, complicações clínicas e neurológicas em adultos e crianças, sem distinção de idade.
 
Será que você pode ter sido contaminado pelo zika e não saber  ?  Lamentavelmente é VERDADE.   Mais de 80% das pessoas infectadas pelo vírus zika não apresentam sintomas. Isso dificulta a contabilização dos casos pelo governo brasileiro. Para o restante dos infectados os sintomas são febre leve e manchas vermelhas pelo corpo com coceira. Muitas vezes a pessoa também apresenta conjuntivite, dores musculares ou nas articulações, com um mal-estar que começa entre dois e sete dias após a picada de um mosquito infectado.   

NÃO HÁ RESPOSTA CONCLUSIVA sobre se o vírus pode ser transmitido pelo sêmen.  O vírus foi encontrado no sêmen humano, porém, há apenas um caso relatado na literatura científica de transmissão do zika por relação sexual. A OMS diz que são necessárias mais evidências para assegurar que o vírus pode ser transmitido sexualmente. Até que as pesquisas sejam concluídas, a OMS aconselha que homens e mulheres que vivam ou que estejam retornando de um país onde o vírus zika circula, principalmente mulheres grávidas e seus parceiros, se protejam usando preservativo.

E TAMBÉM NÃO HÁ RESPOSTA CONCLUSIVA sobre se o zika pode ser transmitido pela saliva ou pela urina.  A Fiocruz divulgou recentemente resultado de estudo que mostra a presença do vírus zika ativo, ou seja, com potencial de provocar a infecção, em amostras de saliva e de urina. A fundação ainda pesquisa a possibilidade de a saliva e a urina serem meios de transmissão.
 
 
 

2 comentários:

  1. Na verdade, conversando com um professor aposentado de uma renomada universidade, ele disse que pouco se sabe sobre o virus, que segundo ele chegou ao Brasil em 2013 com uma delegação de fies das ilhas polinésia para a jornada mundial da juventude, para a visita do Papa.
    Na verdade, o que tem que ser feito é acabar com o mosquito(a) transmissor que não é tão dificil assim, se for usada todas as armas necessárias que a ciência possui.
    avanti.

    ResponderExcluir