Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 31 de outubro de 2015

    Minha primeira filha se chama Juliana. E o seu nome saiu da maravilhosa canção "DOMINGO NO PARQUE", que aparece no vídeo de abertura desta postagem dedicada a um dos maiores artistas brasileiros de todos os tempos. Uma das melhores canções que conheço, escrita por 
 
                              G I L B E R T O       G I L


                     

          A história de GILBERTO GIL, hoje com 73 anos,  é amplamente conhecida de todos.  Afinal, ele tem mais de 50 anos de expressão artística, mais de 50 álbuns lançados, 12 discos de ouro, 5 discos de platina, 7 "Grammy Awards" e cerca de 5 milhões de discos vendidos. Ele não é um mero cantor, músico e compositor. Ele ultrapassa a tudo isso ao representar a genialidade brasileira em sua totalidade e constante renovação.
 
            Entre 1989 e 1992, Gilberto Gil foi vereador na Câmara Municipal de Salvador, pelo Partido Verde. E no dia 2 de janeiro de 2003, tomou posse no cargo de Ministro da Cultura, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, demitindo-se em julho de 2008 para dar sequência e entregar-se inteiramente à carreira artística.
                        
        
Nascido no bairro do Tororó, em Salvador da Bahia, Gilberto Passos Gil Moreira viveu suas primeiras influências musicais em Ituaçu, para onde a família se mudou  durante o começo da infância. Lá ele ouvia Luiz Gonzaga pelo rádio. Mas quando ganhou um violão, desertou para  a expressão de João Gilberto.
Não aprovado em Engenharia, Gil  fazia administração, já em Salvador, ao lado de Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé e  Bethânia. Juntos, eles realizaram sua primeira apresentação intitulada '"Nós, Por Exemplo".
 

Gil destacou-se com os Mutantes e com eles classificou a canção do vídeo, "Domingo no Parque" em terceiro lugar no 3º Festival de Música Popular Brasileira de 1967, transmitido para todo o Brasil pela TV Record.
Foi o começo da longa parceria com Caetano Veloso, e a consequente criação do Tropicalismo que acabou rotulado como subversivo, no auge da Ditadura. Gil e Caetano foram presos em 68 e se exilaram na Inglaterra, onde logo nasceu uma das músicas mais famosas da carreira de Gil : "Aquele Abraço".  
 
 
Em 1968, Gil lançou 14 músicas, entre as quais "Procissão ".  Mas em 1972,  voltou ao Brasil, lançando "Expresso 2222" . E em 76 formou com Caetano, Gal e Bethânia o conjuntos "Doces Bárbaros".
 
 
Dentre os maiores sucessos musicais da carreira de Gilberto Gil destacam-se "Preciso Aprender a Só Ser",  "Eu Só Quero um Xodó" (Dominguinhos/Anastácia),  "Punk da Periferia",  "Parabolicamará",  "Sitio do Pica-pau Amarelo",  "Lamento Sertanejo",   "Realce",  "Soy Loco por Ti América" (com Capinam), "Toda Menina Baiana",  "Drão", "Refazenda" ,  "Lugar |Comum"  e dezenas de outros.
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário