A COALA é o 23º convidado do nosso "BICHO AMIGO". É um lindo animalzinho só encontrado na Austrália, mais especificamente nos bosques temperados do leste australiano. Eles são tão importantes para o povo de lá que são sempre "apresentados" aos forasteiros ilustres, como vemos abaixo, nas fotos com os presidentes Obama e Dilma.

Um Coala mede no máximo 60 centímetros. Um macho adulto pesa 12 kg e as fêmeas chegam até os 8 kg. Na verdade, o Coala parece um ursinho. Sua pelagem é macia e sedosa, de cor cinzenta, mesclada na região dorsal e branca na região da barriga.
Sua cabeça é pequena e arredondada, com focinho curto e os olhos bem separados. O nariz grosso e achatado está munido de grandes narinas em forma de V, com as fossas nasais muito desenvolvidas.
Um detalhe curioso é que o Coala tem cheiro de eucalipto, o que é explicado pelo fato dele se alimentar praticamente só de folhas desta árvore. Vivendo aos pares, o Coala sobe aos galhos altos e se acomoda por lá. Não busca outro abrigo para o sol ou para a chuva.
Na Austrália existem 600 espécies de eucaliptos, sendo portanto um paraíso para o "nosso amigo".
Conhecido por alguns como "o ursinho da Austrália", o nome "Coala" significa "animal que não bebe". E realmente os coalas são bastante abstêmios, matando a sede apenas com o suco oleoso das folhas de eucalipto.
O Coala é um animal inofensivo. Sua única arma contra os atacantes é rosnar. Raramente desce ao chão, saltando com segurança de um galho para o outro.
Os coalas são "marsupiais". Como os cangurus, eles tem uma bolsa abdominal chamada marsúpio, onde o filhote fica por até seis meses após o nascimento.

Os filhotes são extremamente pequenos. desenvolvendo-se na bolsa da mãe. E quando ficam "grandinhos", costumam andar no dorso das mães.
A ameaça de extinção do Coalas é grande. Sua pele atrai muitos caçadores, mas atualmente o maior problema são as queimadas na florestas. Os bichinhos fogem e muitas vezes chegam a povoamentos ou cidades, onde morrem por atropelamento ou são caçados por cães.
Nenhum comentário:
Postar um comentário