Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015


 

           A COALA é o 23º convidado do nosso "BICHO AMIGO".  É um lindo animalzinho só encontrado na Austrália, mais especificamente nos bosques temperados do leste australiano.  Eles são tão importantes para o povo de lá que são sempre "apresentados" aos forasteiros ilustres, como vemos abaixo, nas fotos com os presidentes Obama e Dilma.



 











Um Coala mede no máximo 60 centímetros. Um macho adulto pesa 12 kg e as fêmeas  chegam até os 8 kg. Na verdade, o Coala parece um ursinho. Sua pelagem é macia e sedosa, de cor cinzenta, mesclada na região dorsal e branca na região da barriga.
Sua cabeça é pequena e arredondada, com focinho curto e os olhos bem separados. O nariz grosso e achatado está munido de grandes narinas em forma de V, com as fossas nasais muito desenvolvidas.
 
 
Um detalhe curioso é que o Coala tem cheiro de eucalipto, o que é explicado pelo fato dele se alimentar praticamente só de folhas desta árvore. Vivendo aos pares, o Coala sobe aos galhos altos e se acomoda por lá. Não busca outro abrigo para o sol ou para a chuva.
Na Austrália existem 600 espécies de eucaliptos, sendo portanto um paraíso para o "nosso amigo".
 
Conhecido por alguns como "o ursinho da Austrália", o nome "Coala" significa "animal que não bebe". E realmente os coalas são bastante abstêmios, matando a sede apenas com o suco oleoso das folhas de eucalipto.
 
 
O Coala é um animal inofensivo. Sua única arma contra os atacantes é rosnar. Raramente desce ao chão, saltando com segurança de um galho para o outro.
 
Os coalas são "marsupiais". Como os cangurus, eles tem uma bolsa abdominal chamada marsúpio, onde o filhote fica por até seis meses após o nascimento.
 
A época de reprodução dura cerca de quatro meses. Os machos atraem as fêmeas no cio, através de marcas odiríferas e um som semelhante a um mugido. Mas elas repelem os machos por algum tempo. Até que o acasalamento acaba ocorrendo em posição vertical, sobre um galho de eucalipto, durando apenas alguns segundos.
Os filhotes são extremamente pequenos. desenvolvendo-se na bolsa da mãe. E quando ficam "grandinhos", costumam andar no dorso das mães.
 
A ameaça de extinção do Coalas é grande. Sua pele atrai muitos caçadores, mas atualmente o maior problema são as queimadas na florestas.  Os bichinhos fogem e muitas vezes chegam a povoamentos ou cidades, onde morrem por atropelamento ou são caçados por cães.
 
 
 
 
 
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário