Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

     Com seu jeito espalhafatoso, mas com voz, afinação e ritmo perfeitos, ela levantou o Maracanãzinho em 1972. Uma cantora diferente, que conseguiu um espaço na competitiva carreira. Ela é especial

                        M  A  R  I  A          A  L  C  I  N  A

                    


                                             Tenho o vídeo original, do dia em que MARIA ALCINA se consagrou com cantora, ganhando a fase nacional do FESTIVAL INTERNACIONAL DA CANÇÃO 1972, interpretando bem ao seu estilo a  inesquecível canção, "FIO MARAVILHA". Mas o vídeo tecnicamente é fraco, em branco e preto e filmado de longe. Por isso preferi este outro, gravado 40 anos depois, mas que nos mostra melhor o talento de Maria Alcina e a beleza da música de Jorge Bem.
 
          Maria Alcina Leire é uma mineira de Cataguases que tem hoje 66 anos. Uma cantora de MPB, Samba e Carnaval, dona de uma voz grave e de uma presença de palco contagiante, o que a levou inclusive à conquista do Troféu Imprensa. Diziam que ela era a reencarnação de Carmem Miranda, com sua maneira exótica de se vestir.  Participou de programas conhecidos de televisão, como Discoteca do Chacrinha e  Qual é a Música ?

 

O começo da trajetória foi no circo, por seis anos. Veio então para o Rio , e as primeiras oportunidades surgiram ao lado da saudosa Leila Diniz, no Teatro de Revista, ou em casas de shows. Na verdade, a vida artística de Maria Alcina nunca foi fácil. Mas ela percorreu o Brasil inteiro e mostrou a sua forma diferente de cantar.


Maria Alcina gravou composições de artistas consagrados, tipo Rita Lee, Eduardo Dusek e João Bosco & Aldir Blanc. Mas na realidade só teve dois grandes sucessos: "Fio Maravilha" e "Kid Cavaquinho"
Esporadicamente, ela aparece na mídia. Como em 2009, quando ganhou o Prêmio da Música Brasileira, nas categorias de melhor cantora, melhor álbum e melhor produção, pelo disco "Confete e Serpentina".



Outro destaque veio em 2012  no show de homenagem ao centerário de Luiz Gonzaga, "100 ANOS DO REI DO BAIÃO". Ela tem uma forma singular de cantar forró e uma divisão melódica única nesse ritmo.
 Sempre serei fã de Maria Alcina. Acho ela ótima !


 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário