Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

                               

                                                  C A R D E A L
         Pássaro símbolo do Rio Grande do Sul
      Chega a ser engraçado. Eu tive muitos pássaros em casa. Eu e minha filha Camila chegamos a tratar  200 periquitos em nosso viveiro. Em outra época, tivemos até 16 gaiolas de criação de canários, fora os que ficavam em viveiro especial. Mas sempre quis ter um CARDEAL, e nunca tive.  Como bom gaúcho e passarinheiro, eu deveria ter comprado pelo menos um casal. Quem sabe um dia ainda compro. Afinal, o Cardeal é o pássaro símbolo do Rio Grande do Sul, por sua importância, altivez e valentia na defesa do seu território, características que são consideradas a Índole do povo gaúcho.



 






           O Cardeal é assim chamado porque as penas vermelhas no alto da sua cabeça se assemelham ao capelo usado pelo clérigo do mesmo nome.  O nosso Cardeal tem como principal característica de beleza exatamente justamente esse topete eriçado, de um vermelho intenso, que chega até o peito, tanto nos machos como nas fêmeas. As partes superiores do corpo são acinzentadas, a região do ventre esbranquiçada, as pernas pretas e os olhos marrom escuro. 
           Mas o Cardeal  norte-americano que é o símbolo do Estado da Vírgínia, tem plumagem diferente. Ele é todo vermelho, como se vê na foto acima. É maravilhoso e muito procurado pelos criadores. No Brasil, os cardeais vermelhos só existem em cativeiro.


            O nosso Cardeal é uma ave originária do Sul, mas está presente em várias regiões do País, algumas vezes sob diferentes denominações. Mas seu nome científico é "Paroaria coronota".
            O Cardeal já pode ser considerado um animal doméstico, e pode ser um bichinho de estimação, desde que tenha sido adquirido em um criadouro com autorização do Ibama, e nunca capturado da natureza.
              Por ser uma ave de vida longa, a relação entre dono e Cardeal vai sendo construída ao longo dos anos. No início, ele não é muito dado, vai se modificando, por meio de muito amor e dedicação do seu dono.
 
                                                                                 Pesa de 20 a 30 gramas, sua altura vai de 18 a 23 cm,  e a sua expectativa de vida vai de 25 a 30 anos. O período de reprodução começa no início da primavera, com duas a quatro posturas  por temporada. Cada postura varia entre 2 e 3 ovos. E o período de incubação é de 13 dias.  Os filhotes deixam os seus ninhos três semanas após o nascimento. 
             Em liberdade, os Cardeais costumam habitar descampados, plantações e regiões como os Pampas Gaúchos. Preparam o ninho com raízes, talos, crinas e pelos de animais, enfeitando-o com musgos. O ninho adquire a forma de tigela ampla, e fica geralmente localizado em árvores altas.  O macho escolhe o local, mas as tarefas da construção são divididas.
             Antes do acasalamento, o macho corteja a fêmea dançando em frente a ela, com as penas da cauda abertas e algo no bico.  Após a postura, os machos e as fêmeas se alternam  na incubação.

              O Cardeal é um cantor de altíssima estirpe. Seu canto, forte, grave e metálico tem uma variação de até quatro notas nos seus assobios.  Tanto em seu habitat natural como no cativeiro o Cardeal muitas vezes canta em parceria com sua fêmea. Os machos cantam o ano inteiro, enquanto a fêmea, também boa cantora, começa a cantar a partir de março, na entrada da estação de acalasamento.
             
              Os Cardeais vivem em casais e são fiéis por toda a vida
Se você for comprar um Cardeal, compre um casal. Só assim ele será feliz na sua casa












Nenhum comentário:

Postar um comentário