Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 8 de julho de 2015

      Ele queria jogar futebol, mas o dinheiro que entrava era pouco. Preferiu cantar. Entretanto,  não esqueceu o futebol, nem deixou de falar de falar nele nas suas canções. É "o cantor do boné"

                          L  U  I  Z        A  M  É  R  I  C  O

                       

                              Américo Francisco Filho é o seu nome de batismo, mas o Brasil inteiro conhece ele por  LUIZ AMÉRICO, nome artístico deste cantor e compositor que sacudiu o País nas décadas de 70 e 80, com sucessos como "Desafio", samba que era mais conhecido como "Cuca cheia de cachaça" e vários outros : "Fio da Véia", "Carta de Alforria", "Casa cheia",  "O gás acabou", "Na hora da sede" e especialmente o eterno "Camisa 10". 
                               Zagalo não chamou Pelé para a Copa de 74 e a Seleção foi mal. Luiz Américo não perdoou: "Desculpa seu Zagalo / Mexe nesse time que tá muito fraco / Levaram uma flecha, esqueceram o arco / Botaram muito fogo e sopraram o furacão / Que nem saiu do chão ..."

           O BRASIL INTEIRO CANTOU ESSE SAMBA


                           Meu trabalho hoje está facilitado, não há muito o que escrever, porque este vídeo que abre a postagem mostra uma reportagem feita pela TV Record, em 2013, que conta praticamente tudo sobre a vida de Luiz Américo.  Mostra inclusive a sua família, esposa, filhos e até netos do conhecido cantor.
                            O que mais impressiona no vídeo é o lado emotivo de Luiz Américo, que chorou diversas vezes durante a gravação. É mesmo um vídeo imperdível.  Não deixe de ver. Você vai ficar sabendo de tudo sobre o "cantor do boné", que hoje mora no Guarujá.
                       Luiz Américo nasceu no morro, mas no morro de Santos, no litoral paulista. E acho que já nasceu cantando e batucando.  Ficou conhecido no Brasil através de um programa de calouros do Silvio Santos, quando ganhou todas as etapas do concurso. Choveram convites das gravadoras, e então Luiz Américo saiu por aí cantando, até hoje.






                        
Clementina de Jesus, Ângela Maria, Alcione, Silvio Caldas, Wilson Simonal, Zélia Duncan, Zeca Baleiro e Marcelo D2 foram alguns dos artistas conhecidos que gravaram as músicas de Luiz Américo.
   
    OUÇAM LOGO A SEGUIR A GRAVAÇÃO ORIGINAL DE "CAMISA DEZ".  

Nenhum comentário:

Postar um comentário