Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 8 de julho de 2015



 
 
 
 

                   F  U  I  N  H  A
  


 É o 14º amigo que nos visita no "BICHO AMIGO"
          
             Vejam só que figura simpática nos visita hoje, neste espaço dedicado aos animais, que dividem o Planeta Terra com a gente. É a FUINHA, um carnívoro de pequeno tamanho, que mede entre 40 a 50 cm, e que tem uma cauda de 25 cm. O seu peso vai de 1,1 a 2,5 quilos, sendo que as fêmeas são sempre bem menores do que os machos.
               
               O corpo da Fuinha é alongado e elegante. Sua cauda é comprida e espessa. As patas são curtinhas e terminam em cinco dedos, com garras fortes.  Sua pelagem varia em tons de castanho, com uma mancha branca ou amarelada no peito, garganta e membros inferiores.
                                        
           O curioso é que seu nome é muito conhecido por aqui. Várias pessoas são apelidadas de "fuinha". Entretanto,  não há fuinhas vivendo no Brasil. Elas habitam toda a Europa continental, exceto Escandinávia e algumas ilha do Mediterrâneo. Em Portugal há fuinhas por  todo o país. Espanha, Itália, Grécia, Mongólia e Himalaia são outros lugares em que elas vivem em grande número.  E todo mundo gosta delas, porque elas comem os ratos.


              Seu habitat são as florestas e formações rochosas em montanhas. Mas  elas também podem ser encontradas  em áreas urbanas, onde as vezes morrem atropeladas nas estradas, como se vê na foto abaixo.
        A Fuinha é ativa durante a noite. Excelente escaladora, sobe com desenvoltura em árvores, onde se alimenta de pequenos mamíferos, aves, ovos e filhotes de aves. Mas come também frutas e carniça.  Algumas vezes, ainda assalta os galinheiros.

 
Algumas pessoas não gostam da Fuinhas, por causa de suas "visitas" aos galinheiros.  Mas elas se adaptam bem à presença humana, e são até comuns em algumas vilas ou cidades. Muitas vezes inclusive se relacionam bem com animais domésticos, como gatos e cães.
 
 







              


             A reprodução das Fuinhas ocorre durante o verão, mas a implantação do óvulo no útero da fêmea é retardada até a primavera seguinte, como ocorre com outros animais de climas temperados e frios.
                             A gestação propriamente dita dura em média cerca de 30 dias e resulta numa cria de 3 a 7 filhotes. A partir de dois meses, eles começam a acompanhar a mãe nas suas saídas em busca de comida. E logo se tornam independentes.






Nenhum comentário:

Postar um comentário