Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 18 de maio de 2015

               A caminho dos 87 anos, ele continua sendo requisitado para participar de programas na TV. Ainda em maio último, pude vê-lo no Programa Silvio Santos, sempre com a mesma simpatia e lucidez. Está entre os grandes nomes da história da nossa música

                                         L U I Z       V I E I R A


                   

                         Luiz Rattes Vieira Filho é certamente um dos mais velhos cantores brasileiros em atividade. Nasceu no dia 12 de outubro de 1928, em Caruaru, Estado de Pernambuco. Seu pai Luiz era jornalista e advogado. A mãe Anita Alves Mendonça Vieira era uma cantora lírica, que cantava nas igrejas e em todas as cerimônias religiosas. Ela morreu quando Luiz tinha apenas 3 anos. 
                        Luiz Vieira puxou à mãe, virou cantor, compositor e radialista. E não gosta de ser chamado de cantor, mas sim de cantador.

                       Muito precoce, Luiz Vieira já aos 8 anos completou um poema de seu professor com esse verso : "Outro dia eu vi o vento /  Ventando lá na avenida /  Entrando no apartamento / Procurando uma menina..." Que coisa linda, hein ?
                       Criado na roça, já em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Luiz Vieira foi guia de cego, engraxate, pescador, lapidário, ajudante de caminhão, vendedor, cortador de árvores e mais um monte de outras coisas. Não escolhia trabalho, fazia de tudo pra ganhar uns trocados.


                       Mas prevaleceu a música, e no inicio de carreira Luiz Vieira cantava músicas românticas, valsas e sambas-canções.  Chegou a imitar Vicente Celestino, no famoso programa de Renato Murce, no Rio.   Foi crooner de orquestra e, em 1950, conseguiu chegar ao rádio, que era na época o caminho mais certo para a fama.
                       

                      O primeiro sucesso de Luiz Vieira veio em 1953, através de sua composição "MENINO DE BRAÇANÃ", na voz de Roberto Paiva.  E logo a canção foi também gravada por Ivon Curi, que estava em alta.
                    E é justamente "MENINO DE BRAÇANÃ" que ilustra esta postagem, num vídeo muito especial, feito no programa da saudosa Inezita Barroso, que nos deixou há pouco tempo. É realmente um vídeo muito bonito.


                  A partir de então, novos sucessos vieram na carreira de Luiz Vieira, destacando-se a toada "Inteirinha", "Paz do meu Amor" e "Prelúdio para ninar Gente Grande". Mas como compositor, Luiz Vieira teve mais de 500 músicas gravadas."



                        



                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário