A caminho dos 87 anos, ele continua sendo requisitado para participar de programas na TV. Ainda em maio último, pude vê-lo no Programa Silvio Santos, sempre com a mesma simpatia e lucidez. Está entre os grandes nomes da história da nossa música
L U I Z V I E I R A
Luiz Rattes Vieira Filho é certamente um dos mais velhos cantores brasileiros em atividade. Nasceu no dia 12 de outubro de 1928, em Caruaru, Estado de Pernambuco. Seu pai Luiz era jornalista e advogado. A mãe Anita Alves Mendonça Vieira era uma cantora lírica, que cantava nas igrejas e em todas as cerimônias religiosas. Ela morreu quando Luiz tinha apenas 3 anos.
Luiz Vieira puxou à mãe, virou cantor, compositor e radialista. E não gosta de ser chamado de cantor, mas sim de cantador.
Muito precoce, Luiz Vieira já aos 8 anos completou um poema de seu professor com esse verso : "Outro dia eu vi o vento / Ventando lá na avenida / Entrando no apartamento / Procurando uma menina..." Que coisa linda, hein ?
Criado na roça, já em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, Luiz Vieira foi guia de cego, engraxate, pescador, lapidário, ajudante de caminhão, vendedor, cortador de árvores e mais um monte de outras coisas. Não escolhia trabalho, fazia de tudo pra ganhar uns trocados.
Mas prevaleceu a música, e no inicio de carreira Luiz Vieira cantava músicas românticas, valsas e sambas-canções. Chegou a imitar Vicente Celestino, no famoso programa de Renato Murce, no Rio. Foi crooner de orquestra e, em 1950, conseguiu chegar ao rádio, que era na época o caminho mais certo para a fama.
O primeiro sucesso de Luiz Vieira veio em 1953, através de sua composição "MENINO DE BRAÇANÃ", na voz de Roberto Paiva. E logo a canção foi também gravada por Ivon Curi, que estava em alta.
E é justamente "MENINO DE BRAÇANÃ" que ilustra esta postagem, num vídeo muito especial, feito no programa da saudosa Inezita Barroso, que nos deixou há pouco tempo. É realmente um vídeo muito bonito.
A partir de então, novos sucessos vieram na carreira de Luiz Vieira, destacando-se a toada "Inteirinha", "Paz do meu Amor" e "Prelúdio para ninar Gente Grande". Mas como compositor, Luiz Vieira teve mais de 500 músicas gravadas."
Nenhum comentário:
Postar um comentário