
Símbolo da beleza animal
Neste sexto dia da Série BICHO AMIGO, trago hoje um animal que é sempre citado como um exemplo de beleza, o PAVÃO. É uma ave dos gêneros Pavo e Afropavo, da família dos faisões (Phasianidae).
Este maravilhoso animal pode ser separado em três tipos e quatro espécies. O PAVÃO-DO-CONGO, que habita uma zona restrita do Zaire, na África e só foi descoberto em 1936. O PAVÃO-VERDE, encontrado no Sudoeste Asiático e na Ilha de Java. E o PAVÃO-REAL, também chamado de Pavão Indiano, que é o nosso conhecido aqui. Originalmente, ele é da India e do Sri Lanka, em zonas de colinas e montanhas de até 2 mil metros. Mas, domesticado desde a Antiguidade, foi levado para a bacia do Mediterrâneo e hoje é criado em quase todo o mundo, inclusive aqui no Brasil.
Suas quatro espécies são: Pavo Cristatus, Pavo Cristatus Albino (fotos acima). Pavo Muticus e Afropavo Congolensis.
Em cada fileira de penas dos pavões, você verá um ocelo redondo e brilhante, uma espécie de pequeno olho. Esses pontos iridescentes é que é dão a dimensão exótica às plumas.
Um outro aspecto interessante do Pavão é que muitas pessoas pensam que ele não voa. Na realidade, ele passa a maior parte do tempo no chão, mas se precisar é capaz de voar razoavelmente bem. Ao final de cada dia, ele voa para uma árvore e, de galho em galho, sobe ao topo, onde se acomoda para passar a noite.
Os pavões se alimentam preferencialmente de insetos e outros pequenos animais invertebrados, mas também comem sementes, frutas e outros nutritivos que estão disponíveis.
Mas interessante mesmo é o complicado ritual de acasalamento. Na época própria, o pavão corteja a fêmea erguendo e abrindo a cauda que chega até a dois metros, num leque de longas e magníficas penas. É assim que ele seduz a sua "escolhida". E os movimentos, bem como os gritos de acasalamento, são intensos.
Contrastando com a colorida plumagem do macho, a pavoa (fêmea) tem apenas o pescoço verde, com o resto das penas em tons de cinza. Já o pavão tem a maior cauda do mundo. E o chamado Pavão Sedentário possui o pescoço mais longo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário