Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

            A maior parte das pessoas esqueceu este cantor,  um dos melhores que já tivemos. Tanto assim que ganhou o Troféu Imprensa de Melhor Cantor de 1961, um prêmio só conquistado por grandes astros, como Silvio Caldas, Pery Ribeiro, Moacyr Franco, Jair Rodrigues, Agnaldo Rayol, Wilson Simonal, Altemar Dutra, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Benito de Paula e Milton Nascimento. Sua voz era mesmo incrível !
 
F R A N C I S C O       E G Y D I O


                       

      "CREIO EM TI" , a canção deste vídeo,  nos mostra todo o potencial de voz do nosso Francisco Egydio. É uma versão de Oswaldo Santiago para a composição original de E.Drake / I.Graan / J.Shirl e Al Stillmann.  Realmente uma canção fantástica, que só aqui no Brasil foi gravada por vários outros cantores, como Agnaldo Rayol, Agnaldo Timóteo e Altemar Dutra. Mas a gravação de Francisco Egydio é indiscutivelmente a melhor de todas.  Confira !


     
    Francisco Egydio nasceu em São Paulo no dia 17 de janeiro de 1927 e morreu aos 80 anos, também na capital paulista, em 17 de outubro de 2007.  Ele iniciou sua carreira de cantor  na década de 50, e cantou praticamente de tudo, de samba até mambo.



                 Chico assinou seu primeiro contrato em 1951, com a Rádio Excelsior e, pouco depois, foi também contratado pela Gravadora Copacabana, lançando o disco de estréia em 53, com os sambas "Rascunho Brasileiro", de Polera, e "Sem Palavras", de M.Moraes.  E agradou de cara. Tinha realmente uma ótima voz e era muito afinado.
                  Fez muito sucesso cantando "Leva-me Contigo", de Dolores Duran.

 
           Mas Francisco Edydio passou mesmo a me chamar mais a atenção, quando começou a cantar as canções de Lupicínio Rodrigues. A primeira foi em 61, no LP "Hebe comanda o espetáculo", no qual Hebe Camargo cantava e apresentava outros cantores, entre os quais Chico Egydio, que interpretou "Maria Rosa".

            Fez tanto sucesso que, em 1962, gravou pela Odeon o LP que vemos acima, só com canções de Lupicínio: "Nunca", "Nervos de Aço", "Vingança", "Esses Moços", "Exemplo", "Cadeira Vazia", "Quem há de dizer" e mais outras tantas.

 
E Francisco Egydio seguiu  cantando, fazendo shows  e gravando por muitos anos, mesmo prejudicado pelo mercado atual, no qual as vozes potentes, com a dele, do Rayol e do Timóteo já não tem tanto espaço.  Cantou praticamente até morrer. E sua morte passou despercebida por muito gente, o que é mais triste. Ele foi um dos nossos melhores intérpretes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário