Q U I N T E T O V I O L A D O
Quem gosta mesmo de música brasileira conhece o QUINTETO VIOLADO, um conjunto instrumental-vocal formado em 1970, e que se caracteriza pela execução de músicas nordestinas. O melhor jeito de apresentar esta gente aos amigos do Blog e com o vídeo acima. Trata-se de uma das melhores interpretações da imortal canção ASA BRANCA, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.

Exceptuando-se o Nordeste e o Norte do País, talvez o Quinteto Violado seja mais conhecido no Exterior do que nos estados das outras regiões brasileiras. Esse caras já tocaram e cantaram praticamente no mundo todo, sempre com grande sucesso e enorme destaque na mídia internacional.
Os primeiros integrantes foram Toinho (canto e baixo), Marcelo (canto, viola e violão), Fernando Filizola (violão e percussão), Luciano (percussão) e Sando (flautista). E o primeiro LP (foto acima) foi lançado em São Paulo, pela Philips, em 1973, trazendo Asa Branca e outras canções incríveis. Tenho esse disco com muito orgulho na minha modesta coleção.

A estréia internacional do conjunto aconteceu em Cannes, na Franca, no famoso "Midem" (Mercado Internacional de Disco e edição Musical). Ainda na França, o Quinteto se apresentou no Olympia de Paris, ao lado de Jorge Benjor, Toquinho e Vinicious de Moraes.

Em 1990, o Quinteto levou a seis países da Europa o espetáculo "O Guarany", na sua mais longa excursão internacional. Ficou dois meses no Velho Mundo, se apresentando em 20 cidades da Alemanha, Áustria, Bélgica, Suíça, Itália e antiga Iugoslávia.
Quando completou 25 anos, em 1995, o Quinteto Violado já tinha 10 viagens internacionais, 30 discos lançados no Brasil além de mais 6 no Exterior, além de um monte de prêmios.
A morte do integrante/fundador da banda, Toinho Alves, ocorrida em 2008, provocou uma pausa nas apresentações do Quinteto Violado. Mas com um novo integrante, Thiago Fournier (baixo), o grupo voltou com tudo.
E a nova fase foi marcada pelo grande sucesso obtido em Seoul, na Coréia do Sul, por ocasião do Brazilian Festival 2014. Foi demais a receptividade do povo sul-coreano para com o som do Quinteto Violado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário