Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Quinteto Violado - Asa Branca

 
                 Conheço poucos conjuntos instrumentais-vocais que façam um som tão bonito como o desta incrível banda pernambucana que já representou o Brasil lá do outro lado do mundo
 
Q U I N T E T O      V I O L A D O
                      

                         

                                     Quem gosta mesmo de música brasileira conhece o QUINTETO VIOLADO, um conjunto instrumental-vocal formado em 1970, e que se caracteriza pela execução de músicas nordestinas.  O melhor jeito de apresentar esta gente aos amigos do Blog e com o vídeo acima. Trata-se de uma das melhores interpretações da imortal canção ASA BRANCA, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira.






                           







Exceptuando-se o Nordeste e o Norte do País, talvez o Quinteto Violado seja mais conhecido no Exterior do que nos estados das outras regiões brasileiras. Esse caras já tocaram e cantaram praticamente no mundo todo, sempre com grande sucesso e enorme destaque na mídia internacional.


                   Os primeiros integrantes foram Toinho (canto e baixo), Marcelo (canto, viola e violão), Fernando Filizola (violão e percussão), Luciano (percussão)  e Sando (flautista).   E o  primeiro LP  (foto acima) foi lançado em São Paulo, pela Philips, em 1973, trazendo Asa Branca e outras canções incríveis. Tenho esse disco com muito orgulho na minha modesta coleção.





                          







    A estréia internacional do conjunto aconteceu em Cannes, na Franca, no famoso "Midem" (Mercado Internacional de Disco e edição Musical). Ainda na França, o Quinteto se apresentou no Olympia de Paris, ao lado de Jorge Benjor, Toquinho e Vinicious de Moraes.


                              Em 1990, o Quinteto levou a seis países da Europa o espetáculo "O Guarany", na sua mais longa excursão internacional. Ficou dois meses no Velho Mundo, se apresentando em 20 cidades da Alemanha, Áustria, Bélgica, Suíça, Itália e antiga Iugoslávia.
                                Quando completou 25 anos, em 1995, o Quinteto Violado  já tinha 10 viagens internacionais,  30 discos lançados no Brasil além de mais 6 no Exterior,  além de um monte de prêmios.

                                 A morte do integrante/fundador da banda, Toinho Alves, ocorrida em 2008, provocou uma pausa nas apresentações do Quinteto Violado. Mas com um novo integrante, Thiago Fournier (baixo), o grupo voltou com tudo.


                              E a nova fase foi marcada pelo grande sucesso obtido em Seoul, na Coréia do Sul, por ocasião do Brazilian Festival 2014. Foi demais a receptividade do povo sul-coreano para com o som do Quinteto Violado. 

                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário