Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

A invasão estrangeira no nosso futebol

               Um vez, conversando com um amigo italiano, ele me disse que estava perdendo o interesse pelo futebol do seu País. Perguntei porque,  e ele me respondeu: " O nosso futebol aqui da Itália está cheio de brasileiros".

               Nunca  mais tinha me lembrado disso, mas agora, anos depois, acho que estou com a mesma sensação experimentada por aquele amigo. Só que em relação ao que ocorre atualmente no Brasil. Tem "gringo" demais no nosso futebol. Sei que não há nada de tão errado nisso, mas esse não é o futebol que nos habituamos a ver e que nos levou a tantas vitórias internacionais. Tenho a impressão de que estou sentindo a mesma coisa que o amigo italiano vivia naquele momento. Lembro dele me dizendo que não tinha "tesão de ver o futebol italiano cheio de estrangeiros."

                Atualmente, é assustador o que está acontecendo com a gente. Duvido que o seu time, amigo leitor que lê a postagem neste momento, não tenha dois ou três jogadores  estrangeiros.  Quem não tem ?  Grêmio, Inter, Fluminense, Flamengo, Vasco, Botafogo, Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Atlético Mineiro, Cruzeiro e todos os demais grandes clubes estão cheios de jogadores de fora contratados.  E, geralmente, eles são os destaques ou até os capitães das suas respectivas equipes. Será que são melhores que os nossos ?  Talvez sejam, porque o craque do Inter é um argentino (D'Alessandro),  o destaque do Corinthians é um peruano (Guerrero) e o "dono" do time do Palmeiras, que faz o que quer lá, é um chileno (Valdívia).

               Cheguei a achar que talvez fosse por isso que eu estava me motivando mais com os certames estaduais do que com o Campeonato Brasileiro.  Mas esta tese também já caiu por terra. Qualquer time do interior brasileiro tem "gringo".   Até o nosso Londrina agora tem sempre dois os três estrangeiros no seu time, seja nigeriano, camaronês ou colombiano.   
                Acho que aquele amigo italiano tinha razão. Estou de saco cheio de tanto ver gringo tomando o lugar dos nossos.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário