Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 10 de abril de 2015


        Já vi muito "marmanjo" tocando maravilhosamente um violão. Mas conheço no máximo umas três mulheres que mexeram  nas "seis cordas" com tanto talento como esta saudosa  fluminense

                                       ROSINHA DE VALENÇA
   

                         

            O seu nome era Maria Rosa Canelas, nascida na cidade de Valença, no Estado do Rio, mas depois de ouví-la tocar, o famoso Sergio Porto, nacionalmente conhecido como Stanislaw Ponte Preta, disse que ela tocava "por uma cidade inteira" e passou a chama-la de ROSINHA DE VALENÇA.

            E foi Sergio Porto, em 1963,  quem apresentou Rosinha (então com 22 anos) a Baden Powell e Aloysio de Oliveira que se encarregaram de encaminhar sua carreira, através da gravadora "Elenco". Veio o primeiro disco, que aí está no nosso vídeo,  mostrando a montanha de talento que esta moça tinha nos dedos para tocar e na voz para cantar.

              Sucesso total em 1964 no show  "O Fino da Bossa" e a partir de 1965 muitas viagens, especialmente para os Estados Unidos, com Jorge Ben, Wanda Sá, Tião Neto, Chico Batera e a banda de Sergio Mendes. Depois, França, Japão, Portugal, Itália, Suíça, Israel, Rússia e vários países africanos. Na volta, mais sucesso, com João Donato, Martinho da Vila (4 discos).

          Mas em 1992, Rosinha  de Valença foi vítima de uma paralisia cerebral, entrando em irreversível estado de coma. E assim permaneceu por 12 anos, até que, no dia 10 de junho de 2004,  ela nos deixou, aos 62 anos. 
 

 
           Sei que pouca gente se lembra dela, mas pra quem realmente gosta de música e particularmente de violão, ROSINHA DE VALENÇA  faz uma falta danada. Ouça o seu vídeo e entenda porque.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário