Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 19 de março de 2015

       É MESMO UMA TORCIDA
           QUE TEM UM TIME



                 Que me perdoem pela expressão, mas este povo lá da minha cidade natal  é "fudido" mesmo.  O que a torcida do Brasil de Pelotas fez ontem no Maracanã foi mesmo de arrepiar. Essa gente viajou 1.816 km para chegar ao Rio de Janeiro, só para apoiar o seu time num jogo que já estava perdido antes de começar. Quando o Flamengo ganhou lá em Pelotas (2 a 1), há três semanas, esta vaga da Copa do Brasil já ficou decidida em favor dos cariocas.  É claro que o Brasil não tinha chance de ganhar no Maracanã. Quem não sabia disso ? Mas a torcida xavante alugou alguns ônibus, se vestiu de vermelho e preto e invadiu o Rio, só pra demonstrar o seu amor pelo seu clube.
 
                 Durante o dia, os torcedores pelotenses tomaram conta das areias de Copacabana, onde hastearam suas bandeiras (foto acima). E no começo da noite era intenso o  numero de adeptos do Brasil nas cercanias do Maracanã, como se vê abaixo. E era uma torcida grande. Também haviam muitos pelotenses que  moram no Rio. Eles abriram  bandeiras, uma enorme camisa do clube e gritaram o jogo inteiro.


                 E quando a derrota se consumou (Flamengo 2 a 0), sabe o que eles fizeram ? Não deixaram o estádio, como geralmente fazem os torcedores comuns, quando os seus times perdem. Os "xavantes" ficaram lá no Maracanã, aplaudindo seus jogadores e cantando sua paixão pelas cores rubro-negras do Brasil. Não é a toa que o hino do clube diz "as tuas cores são o nosso sangue e a nossa raça".
                 A cena foi tão comovente que alguns jogadores do Flamengo, antes de se dirigirem aos seus vestiários foram até o local em que se encontravam os xavantes, para aplaudir essa gente que veio do Sul, perdeu o jogo,mas voltou pra casa vitoriosa. Com honra e dignidade.

  Já  escrevi isso aqui no Blog, mas repito agora:  O XAVANTE NÃO É UM TIME QUE TEM UMA TORCIDAMAS UMA TORCIDA QUE TEM UM TIME.  E esclareço  que sou torcedor do Esporte Clube Pelotas, rival do Xavante, lá na nossa "Princesa do Sul".

Um comentário:

  1. Parabéns a torcida do Brasil de Pelotas, são poucas torcidas assim, talvez Corinthians, Santa Cruz e na Europa o Atletico de Madri e um time alemão que não me recordo o nome.
    AVANTI

    ResponderExcluir