Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 12 de março de 2015

AGNALDO TIMÓTEO
Quem gosta dele ?  E quem não gosta ?
 
 
 
O nosso  escolhido de hoje é certamente um dos artistas mais polêmicos da música brasileira. Com um potencial técnico reconhecido por todos, é entretanto criticado por muitos, por seu jeito extravagante. Mas é, sobretudo, um guerreiro que lutou muito para chegar onde chegou.
A G N A L D O     T I M Ó T E O
 
 
Nascido na cidade mineira de Caratinga, filho de família de poucos recursos, Agnaldo fez praticamente de tudo um pouco, antes de se tornar um cantor de sucesso. Desde jovem gostava de imitar os cantores de sua preferência, como Cauby Peixoto, Anísio Silva e Adilson Ramos. Mas aos 9 anos já teve que trabalhar para ajudar em casa, carregando malas na estação, engraxando sapatos, vendendo mangas ou  então bolinhos e pastéis feitos por sua mãe. Teve uma infância realmente dura.

Aos 12 anos, começou a trabalhar com o pai, no DNER. Fazia de tudo, como cuidar da limpeza ou servir comida no restaurante. Mais tarde, depois de trabalhar também como mecânico mudou-se para Governador Valadares,  já como funcionário do DNER. E lá ele participou de todos os programas da rádio local, a Rádio Educadora Rio Doce. Logo ficou conhecido como o"Curió de Caratinga".
 
E na década de 60  veio finalmente o lance decisivo na vida de Agnaldo.  Já no Rio, trabalhando como motorista particular para o empresário e produtor Kleber Lisboa, ele conquistou a admiração da esposa de Kleber, a cantora Ângela Maria, consagrada na época com "Rainha do Rádio", que passou a apoiá-lo na sua aspiração de seguir a carreira artística. E as coisas começaram a acontecer.
A explosão profissional como cantor veio com a gravação da canção "MEU GRITO", de Roberto Carlos , que virou sucesso nacional. E depois vieram Ave-Maria, Mamãe,  e especialmente 
"OS VERDES CAMPOS DA MINHA TERRA".
O mais incrível de tudo é que esse menino que começou a vida em meio a tanta pobreza chegou a ser candidato a governador do Rio de Janeiro, em 1986, sendo derrotado.  Mas foi vereador no Rio, de 1997 a 2001;  deputado federal pelo Rio, de 1986 a 1996; e agora vereador em São Paulo. Agnaldo Timóteo tem hoje 78 anos.
O vídeo que ilustra esta postagem nos mostra Agnaldo cantando "OS VERDES CAMPOS DA MINHA TERRA", uma versão da canção norte-americana "Verde, Green Grass of Home", de Claude Putman, que é a música que mais me emociona do seu repertório. E ainda "MEU GRITO", outro grande sucesso de sua carreira.
 

Um comentário:


  1. Conheci pessoalmente , além de bom cantor , simpático , é bom de briga, enfrenta qualquer parada !!!

    Hamilton Nassif-12/ 03/ 2015

    ResponderExcluir