Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 6 de março de 2015

JORGE VERCILLO
Ele é mesmo um artista
 "SENSÍVEL DEMAIS"
 
 
 
           Apesar de ter vendido mais de 1,5 milhão de CDs e DVDs, em 15 anos de carreira, JORGE VERCILLO  não é o que se pode considerar um artista extremamente popular. Acho que isto se deve ao nível elevado de suas composições. Suas canções atingem mais diretamente às pessoas que tem gosto apurado. Não são músicas exageradamente comerciais, daquelas que qualquer um ouve uma vez e sai cantando por aí.
             Mas há o reverso: quem ouve uma canção sua com atenção, nunca mais se esquecerá dela. Particularmente, me apaixonei pelo seu trabalho no dia em que ouvi "Fenix", criada em parceria com Flávio Venturini para ser um tema da minissérie "A Casa das Sete Mulheres". Só os grandes compositores podem compor uma música como "Fenix".  Experimente ouví-la.

              Além de valores novos, grandes cantores gravaram músicas suas. Como Maria Bethânia, Caetano Veloso, Ana Carolina, Buchecha, Leila Pinheiro, Luiza Possi, Danilo Caymmi, Peri Ribeiro, Jorge Aragão, Pedro Mariano e muitos outros.
             Jorge Luiz Sant'anna Vercillo, compositor, cantor e ótimo violonista, tem 47 anos. Nasceu no Rio de Janeiro e era jogador das categorias menores do Flamengo, quando largou tudo para se dedicar inteiramente à musica.  Também se formou em jornalismo, mas o seu negócio sempre foi mesmo compor e cantar.  
               Fez canções incríveis. Se você gosta mesmo de música, procure ouvir Encontro das Águas, Praia Nua, Final Feliz, Leve, Avesso,  Em Órbita, O Reino das Águas Claras, Pela Ciclovia, Ciclo ou Homem Aranha (um dos seus maiores sucessos na carreira de compositor).

               Para ilustrar esta postagem, escolhi uma canção especial, SENSÍVEL DEMAIS, que tem uma letra sensacional: "Sensível demais, eu sou alguém que chora /  Por qualquer lembrança de nós dois /  Sensível demais, você me deixou e agora  /  Como dominar as emoções ? ".... diz o refrão principal.
             
     Acho que ouvindo esta canção, você vai entender porque Jorge Vercillo nunca será um cantor/compositor popular. Mas sempre será reconhecido como um dos melhores desta geração.
 
          

Nenhum comentário:

Postar um comentário