Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015



                                              T  A  L  H  A - M  A  R
 
           Comece curtindo o canto  do  TALHA-MAR, que é o 33º animal apresentado na série "Bicho Amigo".

                                                                Clique no vídeo e ouça                                                             

                        

                                            O TALHA-MAR é também conhecido por outros vários nomes: Corta-água, Talha-mar-preto, Corta-mar, Bico rasteiro, Gaivota de bico-tesoura e Paraguaçu. Ele está presente nos grandes rios e lagos do Brasil, durante suas migrações. Isto ocorre desde os Estados Unidos até a Terra do Fogo, na Argentina.
                 Na verdade, as espécies de corta-mar distribuem-se por vários continentes. Escolhem sempre as faixas litorâneas, os grandes rios e lagos. Raramente são encontrados em mar aberto.  Preferem sempre a beira-mar. Vivem pelas praias, descansando em meio a outras espécies, como gaivotas e trinta-réis. 
 
 
                                             Seu nome deve-se a forma do bico e ao modo como o usa para caçar sua presas, realmente peixes e crustáceos.  Ele voa baixo e com a mandíbula inferior cortando a superfície da da água. Vai então capturando os peixes que se chocam contra o bico. A extremidade afiada do bico e a força dos músculos do pescoço permitem-lhe segurar as presas e retirá-las da água. Sem jamais mergulhar a cabeça.
 
 
                                        O talha-mar é uma ave social, que vive em colônias formadas muitas vezes por milhares de casais.
Ele prefere pescar durante o crepúsculo e a noite, quando captura seus peixes e camarões
 

 
A reprodução ocorre em colônias. Eles escavam um buraco na areia, em praias de grandes rios da Amazônia e do Centro-oeste. Põe de 2 a 4 ovos amarelados, manchados de marrom escuro.
A incubação dura 21 a 26 dias, mas o grande perigo é captura dos ovos pelo homem, ameaçando as colônias em algumas regiões.
 
 
 
 
 
 
 

                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário