Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

  CANÇÕES QUE FICAM PRA SEMPRE

                               B  L  U  E       M  O  O  N
                             (  Richard Rodgers  e   Lorenz Hart )
 

                 

                         A primeira vez que ouvi  "BLUE MOON" cantada por um intérprete brasileiro foi com Tony Campello. Mas, aqui e lá fora, centenas de cantores, bandas e orquestras de fama executaram e gravaram esta fantástica canção. Vejam alguns deles: Frank Sinatra, Rod Stewart, Ella Fitzgerald, Billy Holiday, Mel Tormé, Elvis Presley, o mexicano Pedro Vargas, a portuguesa Amélia Rodrigues, os franceses Michel Legrand e Caterina Valente,  Glenn Miller, Nat King Cole, Art Tatum, Bob Dylan, Diane Shaw, Louis Armstrong, Julie London, The Platters, Oscar Peterson, Cowboy Junkies, Chet Baker, Dizzy Gillespie, Helmut Lotti, Jo Stafford, Chrisa Isaak, o italiano Carlo Buti, Al Bowlly,  Conal Fowkes,  Benny Goodman e mais uma lista enorme.
           
             
                         Mas faço questão de abrir esta postagem com a mais famosa de todas as gravações de "Blue Moon", feita pela banda  THE MARCELS, criada em Pittsburgh,  na Pensilvânia (EUA), no ano de 1959. Eles se especializaram em transformar canções clássicas pop-americanas em rock and roll.  Seus integrantes eram Cornelius Harp,  Fred Johnson, Gene Bricker, Ron Mundy e Richard Knauss.   Eles explodiram com "Bleu Moon" em 1961, vendendo um milhão de cópias de seu hit internacional número um, tanto no Billboard Hot 100 chart como na parada de singles do Reino Unido. É mágica esta interpretação deles. Confira.
 
 
                                        A maior balada da história. É assim que a maior parte dos críticos musicais considera "BLUE MOON", que também é pra mim a canção mais bonita que alguém já compôs. Uma música escrita há 80 anos, e que ainda é gravada por grandes astros, é porque é mesmo uma canção muito especial. Acho que ninguém fez algo mais bonito !
 
      Foi em 1934 que Richard Rodgers compôs a música e Lorenz Hart fez a letra desta verdadeira obra prima, que é "Lua Azul".   Várias letras foram escritas, até que prevalecesse esta que o mundo inteiro ama. Antes de se chamar "Blue Moon", ela se chamou "Make Me A Star"  e depois  "The Bade In Every Man".
 
 
 
 
Tenho várias versões de "Blue Moon" para o português.

Nenhum comentário:

Postar um comentário