Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

     Uma das vozes masculinas mais românticas de todos os tempos no Brasil. Um cantor que foi capaz de frequentar as paradas de sucesso dos Estados Unidos, nas muitas vezes em que circulou por lá. Um artista que morreu cedo e deixou muita saudade

                               D  I  C  K        F  A  R  N  E  Y

                        

                           Cantor e pianista, DICK FARNEY foi um dos grandes nomes da música brasileira no século passado. Ele era irmão de outro artista famoso, o ator Cil Farney, que também já nos deixou.
                            O seu nome de batismo não ajudava muito para a vida artística: Franésio Dutra e Silva. Mas, como Dick Farney ele obteve reconhecimento internacional. Carioca, ele começou a tocar piano na infância, quando aprendia música erudita com o pai e canto com a mãe. Tornou-se um ótimo pianista e cantor nos gêneros jazz, samba-canção e bossa-nova.

 Estreou no rádio em 1937, na Rádio Cruzeiro do Sul do Rio, interpretando a canção Deep Purple, de David Rose. Foi tão bem que acabou sendo levado pelo famoso César Ladeira para a Rádio Mayrink Veiga, passando a apresentar o programa "Dick Farney, a voz e o piano".
 
 
De 1941 a 1944, Dick Farney foi crooner da orquestra de Carlos Machado, no lendário Cassino da Urca, naquele tempo em que o jogo era permitido no Brasil.
 
 
Mas o grande vôo de Dick Farney veio em 1946, quando dois conhecidos nomes da música americana (o arranjador Bill Hitchcock e o pianista Eddie Duchin se encantaram com seu talento, atuando no Hotel Copacabana Palace. Nos dois anos seguintes, fez muitas apresentações na NBC, principalmente como cantor fixo no programa do grande comediante, compositor e apresentador da TV norte-americana, Milton Berle, que era o maior nome da época.
 
 
Nos Estados Unidos, Dick Farney apresentou-se em muitas cidades, com destaque para Hollywood, Chicago, São Francisco e especialmente em, onde tocava e cantava no Waldorf Astoria Hotel e no Shell Burn Hotel.  Mas também fez sucesso na Argentina, no Uruguai, em Cuba, República Dominicana, Porto Rico e Ilhas do Caribe. Era um artista de prestígio internacional.
 


Trabalhou em três filmes na década de 50 e chegou ao tempo da Bossa Nova, em grandes espetáculos ao lado de Lúcio Alves, Nara Leão, Carlos Lyra e outros.
 
  
Já em 1960, nosso artista formou a "Dick Farney e sua orquestra, sucesso absoluto nos bailes. E em 65, na recém-inaugurada TV Globo - Canal 4 Rio, Dick e Betty Faria apresentaram alguns programas, como "TV Dick e Betty". Um sucesso.
  
Dick Farney foi proprietário das boates Farney's   e Farney's Inn.  Já em 71, formava um trio com Saba (baixo) e Toninho Pinheiro (bateria). E de 73 a 78, tocava piano e cantava na boate Chez Régine, em São Paulo.
 
 
Entre as dezenas de músicas que Dick Farney cantou com grande sucesso, tenho as minhas preferidas: Somos dois,  Ponto Final,  Uma loura,  Alguém como tu,  Copacabana, Perdido de Amor, Teresa da Praia e várias outras.
 
 
 







                          

                         
                              

Um comentário:

  1. Lembro-me quando os formandos da primeira turma de Odontologia de Londrina, trouxe Dick Farney e sua orquestra, no antigo Grêmio Recreativo Londrinense. Sucesso total.

    ResponderExcluir