Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 1 de setembro de 2015

   Estamos abrindo Setembro, o mês da primavera e dos gaúchos. Desta forma, escolhi pra hoje uma ótima revelação da música do Rio Grande do Sul. Cantora, compositora, jornalista e radialista, ela é também uma mulher bonita. E preenche um espaço que há muito tempo existia na música nativista gaúcha, onde tem sido rara a presença de destaques femininos. 

                        S  H  A  N  A        M  Ü  L  L  E  R 


                        

                        Os preparativos para a "Semana Farroupilha" (de 13 a 20 de setembro) já estão em pleno andamento. Este é um mês de muita festa nos Pampas. E um dos destaques destes momentos festivos é  SHANA MÜLLER, a melhor cantora surgida nos últimos anos na música regionalista gaúcha. O vídeo que abre esta postagem nos mostra Shana interpretando "ABRE ESSA GAITA", uma linda canção.

"Abre essa gaita que eu abro o peito num chamamé /  Abre essa gaita que tô contigo pro que vier "

 
                       Shana Goulart Müller tem 35 anos e nasceu em Montenegro, no dia 12 de fevereiro de 1980. Integra o tradicionalismo gaúcho desde os oito anos de idade, participando como solista vocal e integrando conjuntos vocais de grupos de dança.  Mas o destaque na música começou a vir mesmo quando ela gravou a canção "Vitória-régia", com o conhecido cantor Wilson Paim. O sucesso foi grande e Shana passou a ser destaque no meio artístico do Rio Grande do Sul.

                   Os convites passaram a  ser muitos, e Shana participou em 2001 do Festival Mundial de Folclore de Drumondville, no Canadá, juntamente com o CTG Aldeia dos Anjos. Participou inclusive do disco "O Som do Sul do Brasil", interpretando diversas canções do repertório nativista do folclore rio-grandense.
                    Ela também gravou mais duas composições de sucesso com Wilson Pain: "O Beija-Flor e a Rosa" e "Recanto de Esperança".
 
 

                 Mas Shana tinha outros objetivos, como jornalista formada pela PUC do RGSul e como radialista formada pela Feplam. Assim, ela trabalhou até 2006 na Rádio Rural AM 1.120, integrante do Grupo RBS, o mais forte do sul do País. Na emissora, Shana exerceu as funções de Coordenadora de Jornalismo, apresentadora dos programas "Na Estrada dos Festivais" e "Revista Rural", além de ter integrado a equipe do projeto de festivais nativistas, transmitindo mais de 100 eventos de várias cidades gaúchas e catarinenses.


            Porém, já em 2004, Shana Müller retomou sua  carreira de compositora e cantora. Com canções da linha campeira rio-grandense e do folclore latino-americano, ela traz em seu repertório o que há de melhor neste estilo  e que hoje faz da música gaúcha uma referência nacional.
             Ela canta milongas, chamamés, chacareras e zambas argentinas, mostrando no palco o que hoje o público das rádios e dos festivais mais admira.
  




        








          Shana vem se destacando nacionalmente, e uma música interpretada por ela (El Alma Vuela) está na trilha sonora da novela das 18 horas da Globo, "Sete Vidas".  Cantando em espanhol ela é mesmo sensacional.
           O que mais empolga é que Shana Müller traz em sua voz a garra da mulher gaúcha, cantando o campo, a história e a lida do gaúcho.
            Embora seja uma artista da nova geração e considerada como a cantora revelação da música regional, ela já tem se apresentado ao lado de grandes nomes da música, como Luiz Carlos Borges, Yamandu Costa.


               Já é um nome conhecido nos festivais de folclore de outros países, como Uruguai e Argentina. E até esteve participando do show da grande cantora da América Latina, Mercedes Sosa, em Cachoeira do Sul.
              Shana está também no espetáculo "Buenas e M'espalho, dividinho o palco com Érlon Péricles, Cristiano Quevedo e Ângelo Franco. É mesmo muito bonito o trabalho que Shana Müller vem realizando. Merece estar abrindo aqui o Mês dos Gaúchos, a espera da grande festa do histórico "20 de Setembro".


Nenhum comentário:

Postar um comentário