Estamos abrindo Setembro, o mês da primavera e dos gaúchos. Desta forma, escolhi pra hoje uma ótima revelação da música do Rio Grande do Sul. Cantora, compositora, jornalista e radialista, ela é também uma mulher bonita. E preenche um espaço que há muito tempo existia na música nativista gaúcha, onde tem sido rara a presença de destaques femininos.
S H A N A M Ü L L E R
Os preparativos para a "Semana Farroupilha" (de 13 a 20 de setembro) já estão em pleno andamento. Este é um mês de muita festa nos Pampas. E um dos destaques destes momentos festivos é SHANA MÜLLER, a melhor cantora surgida nos últimos anos na música regionalista gaúcha. O vídeo que abre esta postagem nos mostra Shana interpretando "ABRE ESSA GAITA", uma linda canção.
"Abre essa gaita que eu abro o peito num chamamé / Abre essa gaita que tô contigo pro que vier "
"Abre essa gaita que eu abro o peito num chamamé / Abre essa gaita que tô contigo pro que vier "
Shana Goulart Müller tem 35 anos e nasceu em Montenegro, no dia 12 de fevereiro de 1980. Integra o tradicionalismo gaúcho desde os oito anos de idade, participando como solista vocal e integrando conjuntos vocais de grupos de dança. Mas o destaque na música começou a vir mesmo quando ela gravou a canção "Vitória-régia", com o conhecido cantor Wilson Paim. O sucesso foi grande e Shana passou a ser destaque no meio artístico do Rio Grande do Sul.

Ela também gravou mais duas composições de sucesso com Wilson Pain: "O Beija-Flor e a Rosa" e "Recanto de Esperança".
Mas Shana tinha outros objetivos, como jornalista formada pela PUC do RGSul e como radialista formada pela Feplam. Assim, ela trabalhou até 2006 na Rádio Rural AM 1.120, integrante do Grupo RBS, o mais forte do sul do País. Na emissora, Shana exerceu as funções de Coordenadora de Jornalismo, apresentadora dos programas "Na Estrada dos Festivais" e "Revista Rural", além de ter integrado a equipe do projeto de festivais nativistas, transmitindo mais de 100 eventos de várias cidades gaúchas e catarinenses.
Porém, já em 2004, Shana Müller retomou sua carreira de compositora e cantora. Com canções da linha campeira rio-grandense e do folclore latino-americano, ela traz em seu repertório o que há de melhor neste estilo e que hoje faz da música gaúcha uma referência nacional.
Ela canta milongas, chamamés, chacareras e zambas argentinas, mostrando no palco o que hoje o público das rádios e dos festivais mais admira.

Shana vem se destacando nacionalmente, e uma música interpretada por ela (El Alma Vuela) está na trilha sonora da novela das 18 horas da Globo, "Sete Vidas". Cantando em espanhol ela é mesmo sensacional.
O que mais empolga é que Shana Müller traz em sua voz a garra da mulher gaúcha, cantando o campo, a história e a lida do gaúcho.
Embora seja uma artista da nova geração e considerada como a cantora revelação da música regional, ela já tem se apresentado ao lado de grandes nomes da música, como Luiz Carlos Borges, Yamandu Costa.
Já é um nome conhecido nos festivais de folclore de outros países, como Uruguai e Argentina. E até esteve participando do show da grande cantora da América Latina, Mercedes Sosa, em Cachoeira do Sul.
Shana está também no espetáculo "Buenas e M'espalho, dividinho o palco com Érlon Péricles, Cristiano Quevedo e Ângelo Franco. É mesmo muito bonito o trabalho que Shana Müller vem realizando. Merece estar abrindo aqui o Mês dos Gaúchos, a espera da grande festa do histórico "20 de Setembro".
Nenhum comentário:
Postar um comentário