Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

          Mais um grande artista brasileiro aparece hoje neste espaço. Compositor, arranjador, pianista, maestro e cantor. Um  dos nomes clássicos da Bossa Nova e grande destaque da época dos famosos festivais.

                                         F R A N C I S       H I M E  


                             

                                        Estudante de piano desde os seis anos de idade, FRANCIS HIME  passou uma fase da sua juventude na cidade de Lausanne, na Suíça. E quando retonou ao Brasil, em 1959, desenvolveu forte amizade com alguns dos artistas que faziam parte do já consolidado movimento da Bossa Nova, como Vinicius de Moraes, Carlos Lyra, Baden Powell, Edu Lobo, Dori Caymmi, Wanda Sá e Marcos Valle. E a primeira parceria com Vinicius veio logo: "Sem mais adeus", gravada inicialmente por Wanda Sá e depois regravada por vários outros intérpretes.
                                         Mas para o vídeo de abertura acima, escolhi uma das minhas canções preferidas do repertório de Francis Hime. Uma incrível parceria dele com Chico Buarque: "TROCANDO EM MIÚDOS".
 
 
Francis Victor Walter Hime, filho da pintora Dália Antonina, nasceu no Rio de Janeiro e tem hoje 76 anos. 
Casado desde 1969 com a cantora Olívia Hime,  Francis tem três filhas (Maria, Joana e Luiza) e três netas. Um casamento  bem sucedido, cheio de amor, de parceria e de sucesso.
Francis e Olívia não fizeram só filhos, mas foram também parceiros em composições e shows memoráveis.
 


 









                              Logo após o casamento, Francis (já então formado em Engenharia Mecânica)  e Olívia foram morar nos Estados Unidos, onde ficaram quatro anos dando continuidade aos estudos musicais.  Lá, Francis estudou orquestração com Albert Harris e Hugo Friedhopfer; regência com Roy Rogosin; composição com Paul Glass; e trilha sonora com Lalo Schifrin e David Raksin. Quando retornou ao Brasil, em 1973, ele era um autêntico músico formado na arte.  
 
 
Há muito o que destacar na carreira artística de Francis Hime. A começar pelas participações em seis festivais da década de 60.
 
Em 65, com a canção "Por um amor maior" (c/Ruy Guerra), defendida por Elis Regina, no Festival de MPB da TV Excelsior-SP.
Em 66, junto com Vinicius, na canção "Maria", defendida por Wilson Simonal no Festival Internacional da Canção da TV Rio.
Em 1967. novamente em parceria com Vinicius, no III Festival da Record, com "Samba de Maria", interpretado por Jair Rodrigues.
Ainda em 67, com as canções "Tempo da Flor" e "Eu te amo, amor", em novas parcerias com Vinicius, tendo Claudia como intérprete.
E em 1968, no IV Festival da Excelsior, através da canção "A grande ausente", que fez de parceria com Paulo César Pinheiro. O intérprete foi Taiguara.
 

 
Fora dos festivais, Francis seguiu produzindo dezenas de músicas, em parcerias com nomes expressivos, como Vinicius, Dori Caymmi, Chico Buarque, sua esposa Olivia Hime, Paulinho da Viola, Adriana Calcanhoto, Lenine, Joyce, Cacaso, Geraldo Carneiro, Simone Guimarães, Abel Silva, Zélia Duncan, Cartola (parceria póstuma), Toquinho e Paulinho Moska.
E em 2013, lançou com Guinga o CD "Francis e Guinga, com inéditas parcerias.
 
É riquíssimo o trabalho de Francis Hime, o que o classifica como um dos maiores nomes da história da Música Brasileira

Nenhum comentário:

Postar um comentário