Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

    A cantora do "escândalo". Debochada, provocante, homossexual assumida, bêbada, viciada. Ela é tudo isso e mais um pouco. Mas ela é também uma compositora de mais de 100 músicas muito boas e uma cantora sensacional. Confiram logo de cara, no vídeo que traz a canção dela que mais agrada.

                                        Â N G E L A     R Ô   R Ô


                           

           A maior injustiça na carreira de ÂNGELA RÔ RÔ  é que ela só tenha ficado famosa de verdade por causa daquela briga ocorrida na década de 80, com sua "namorada" na época, a também cantora Zizi Possi. O caso foi parar na polícia, com Zizi denunciando ter sido agredida por Ângela. Foi um barulho danado.  Mas acho que mesmo que ela nunca tivesse vivido esse caso com Zizi Possi, a brilhante Ângela Rô Rô teria atingido o estrelato, por seu talento inegável. É uma das grandes artistas da música brasileira.
                É impossível falar em Ângela sem lembrar aquela briga, mas ela tem boa parte de culpa no surgimento desta fama. O lançamento do álbum "Escândalo", em 1981, foi mesmo uma provocação. A capa feita em formato de jornal, com o título como manchete, fazendo clara alusão ao problema com Zizi Possi.  A canção "Escândalo", que deu nome ao álbum, foi composta por Caetano Veloso e é uma linda música. Mas a forma como o lançamento foi feito, acabou prejudicando a imagem de Ângela.
 
        Ângela Maria Diniz Gonçalves é uma cantora, compositora e pianista brasileira que tem hoje 65 anos. O apelido Rô Rô veio da sua risada grave e rouca, características que fazem também o seu diferencial na voz.


              Na década de 60, no auge da ditadura militar, mudou-se para Londres, onde trabalhou em restaurantes e cantou em pubs. Quando voltou ao Brasil, começou a cantar em casas noturnas de Ipanema, até ser contratada pela então gravadora Polygram. E já o primeiro disco, só com músicas suas e intitulado "Ângela Rô Rô"(1979), acabou se tornando um álbum clássico da MPB, juntando numa mesma obra canções sensacionais, como Gota de Sangue, Não há Cabeça, Agito e Uso e especialmente esta maravilha que está no vídeo, e que se chama "Amor, Meu Grande Amor", uma parceria de Ângela com Ana Terra, que mais de 15 anos depois foi regravada pela banda Barão Vermelho, novamente com grande sucesso.



 
                                                                                
                          Entretanto, elogios a parte, é preciso reconhecer que além de talentosa artista, Ângela Rô Rô é o que se pode chamar de "barraqueira". Temperamento forte e tendência a escândalos são características dela. Conseguiu inclusive brigar com a apresentadora Cidinha Campos, abandonando o seu programa em meio a uma discussão. Brigou com meio mundo nos meios artísticos. E sua amizade com outras artistas homossexuais também geram comentários de seus críticos.




 


 
                Artistas famosos gravaram composições de Ângela Rô Rô, como Maria Bethânia Marina Lima, Emílio Santiago, Barão Vermelho, Ney Matogrosso, Toni Platão, Simone, Zélia Duncan e muitos outros.
                E a própria Ângela gravou mais de 100 músicas de sua autoria, nestes 30 anos de carreira. Muitas desta canções alcançaram grande sucesso. As minhas preferidas entre as canções dela são Amor meu Grande Amor,  Gota de Sangue,  Tola foi Você,   Não há cabeça,  Acalmo Danando,  Agito e Uso,   Mares da Espanha,    Só nos resta viver,  Fogueira,  Gata,  Moleque, Ninfa,  A vida é mesmo assim,  A Princesa,  Viciei em você  e ainda outras de que gosto muito.
                   E o seu talento como intérprete está comprovado na lista de bons compositores que entregaram músicas suas  para Ângela Rô Rô gravar:  Chico Buarque, Ruy Guerra, Adelino Moreira, Caetano Veloso, Nelson Gonçalves, João Donato, Abel Silva, Tom Jobim, Aloysio de Oliveira, Dorival Caymmi, Carlos Guinle, Lobão e outros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário