Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 2 de junho de 2015

 
       Na semana passada, destacamos aqui neste espaço a  inesquecível Maysa Matarazzo, sempre muito amada por todos. E hoje trazemos outra sensacional cantora brasileira,  que felizmente está bem viva e cantando

                             Â N G E L A      M A R I A               


                    

                              Abrimos a postagem sobre ÂNGELA MARIA com um vídeo realmente sensacional. Ela canta uma das minhas músicas preferidas - "FALHASTE CORAÇÃO"- e ainda vem acompanhada por uma dupla de absoluto destaque : Zezé Di Camargo e Luciano.
                                A canção "Falhaste Coração", que também é conhecida como "Maldito Coração", é uma composição do mexicano Cuco Sanchez (José del Refúgio Sánchez Saldaña), com versão para o português de Luiz Carlos Gouvea. Adoro esta canção; "E tu que acreditavas / Mandar em todo mundo / por isso nunca fostes / Capaz de perdoar..."


                    Ângela Maria nasceu em Conceição de Macabu, naquela época um distrito da cidade de Macaé, no Estado do Rio de Janeiro. E foi batizada com o nome de Abelim Maria da Cunha. Ela completou 86 anos no último dia 13 de maio. Abelim virou Ângela, que virou "Sapoti", apelido pelo qual é chamada por muita gente, e que lhe foi dado pelo presidente Getúlio Vargas.
                     Seu pai era pastor de Igreja Evangélica e comandava uma família muito humilde. Por  conta disso, Ângela cantava desde de criança no coral da Igreja Batista que ficava próxima a sua casa. E ali ela aprendeu a amar a música.

                            As dificuldades financeiras era enormes, e por esta razão a família mudou várias vezes de cidade. Ângela morou em Niterói, São Gonçalo e São João do Meriti. Mocinha, ela trabalhava na fábrica de lâmpadas da General Eletric, onde as vezes soltava sua voz forte e afinada, para alegria dos operários e irritação dos chefes.

                            Seus problemas aumentaram quando ela começou a participar de programas de calouros. O pai não queria de jeito nenhum ver a filha cantora. Ele dizia que a profissão era "malvista". E Ângela contou anos depois, que levou muitas surras da mãe, porque fugia de casa para participar de programas de calouros.

                            Mas ela estava decidida e acabou indo morar com uma irmã, no bairro carioca de Bonsucesso. Largou igreja, escola, fábrica, tudo.  Fã ardorosa de Dalva de Oliveira, ela só queria entrar para a vida artística.  Foi assim que Ângela Maria venceu a objeção da família e conseguiu se tornar a maior cantora brasileira durante uma época de ouro da nossa música.


                           Ela tinha 19 anos quando conseguiu ser aprovada por um programa de uma rádio. Foi quando adotou o nome de Ângela Maria, pra não ser identificada pela família. Ganhava nota máxima em todos os concursos e acabou sendo encaminhada para cantar no famoso Dancing Avenida e, pouco depois na rádio Mayrink Veiga.


                          Só em 1951, quando ela já tinha 22 anos, é que conseguiu convencer a família e gravar o seu primeiro disco.  Logo fez sucesso no Brasil inteiro e começou a viajar pelo mundo. Além de cantora, fez cursos de teatros e atuou até no cinema, no longa-metragem "Portugal, Minha Saudade", em 1973.


                                                                                Ângela Maria consagrou-se como uma das nossas maiores intérpretes do gênero samba-canção, ao lado de Maysa, Nora Ney e Dolores Duran. Gravou dezenas de sucessos. Destaco aqui "Não tenho Você',  "Babalu",  "Cinderela",  "Moça Bonita",  "Vá mas Volte",  "Garota Solitária",  "Falhaste Coração",  "Canto Paraguaio", "A noite e a despedida",  "Gente Humilde"   e "Lábios de Mel".
 


             A vida pessoal de Ângela foi bastante conturbada. Foi casada seis vezes e teve muitos namorados.   Nunca conseguiu engravidar, por força de problemas uterinos, descobertos ainda na adolescência.     Depois de enfrentar muitos desacertos,  já com 51 anos ela acabou se envolvendo com um jovem de 18 anos, que foi o "homem da sua vida". Viveram juntos por 33 anos, antes de se casarem,  agora em 2012, quando Ângela Maria já tinha 84 anos.  Só mesmo um amor como este, para coroar a vida desta grande rainha da musica.
                      
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário