Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 3 de junho de 2015


 
          COBRA TAMBÉM É BICHO AMIGO
             Olhem a COBRA-CORAL, que linda










            Na sequência da série "Bicho Amigo", o 9º a chegar é um convidado muito especial: a COBRA-CORAL. Ela é facilmente reconhecida por seu colorido vivo, e vive na América do Sul, América Central e no sul dos Estados Unidos. Elas medem de 55 cm a 1,2 m.

                 A Coral tem um hábito noturno e vive sob folhas, galhos, pedras, buracos ou dentro de troncos em decomposição. Para se defender, ela geralmente levanta a sua cauda, enganando o ameaçador com sua forte coloração. Ele pensa que é a cabeça da cobra e foge para não ser atacado.

 
                 As atividades diurnas estão ligadas às buscas para reprodução e a maior necessidade de aquecimento que as fêmeas apresentam.  Após acasalamento, a fêmea posta de 3 a 18 ovos, que se estiverem em condições propícias se abrirão após 90 dias.



Existem corais peçonhentas (Micrurus) e não-peçonhentas (Erythrolamprus, Oxyrhopus e Anilius ). Mas é bem difícil distingui-las. Só pela posição das presas ou a qualidade dos desenhos (anéis). De qualquer forma, quem for mordido por uma delas deve tentar apanhá-la e levá-la, para a sua identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário