Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

         Ela é o que se pode chamar de um "produto dos festivais". Mas já nasceu com o bom som na cabeça. Filha de músicos, que se conheceram na casa de Ary Barroso, ela não é uma artista super conhecida. Mas aos 59 anos ainda canta muito e é respeitadíssima nos meios musicais.

      F H E R N A N D A      F E R N A N D E S


                  

                     Fhernanda Fernandes chega cantando uma música que foi o tema de uma excursão que ela fez por vários países da  Europa, em 1981, época em que  morava na França: "GOSTO DO HORTELÃ". É mesmo uma linda canção.

                      Miriam Tereza Meira Fernandes é o seu nome de batismo, e ela nasceu no Rio, de pai e mãe absolutamente integrados na música. E Miriam cresceu ao som de serestas. Aos 5 anos, já cantava músicas de Dorival Caymmi, acompanhada pelo pai ao violão.
                       Mas o impulso para a carreira foi dado mesmo pelos festivais, que eram muitos na época. Já usando o nome de Fhernanda, (só que ainda sem o "h") começou paralelemente a cantar em casas noturnas, especialmente em bares do litoral fluminense, nas cidades de Maricá, Saquarema, Cabo Frio e arredores. Ficou extremamente conhecida por toda aquela região.
 

                       Ganhou em 1980 o prêmio de melhor intérprete do Festival de Muriaé, e neste mesmo ano classificou a música "Devassa" (de Solange Boeke e Wânia Andrade) no Festival MPB 80 da Rede Globo. Isso lhe valeu a gravação da canção em um compacto simples lançado pela RGE, juntamente com "Fato Consumado", composição sua com Ione Martins.


                        Cresceu como compositora na década de 80, inclusive em parcerias com Isolda, Sarah Benchimol, Fafy Siqueira e Irinéia Maria, que resultaram em músicas gravadas por Nelson Gonçalves, Rosa Maria e Emílio Santiago.



                       O último lançamento seu aconteceu em 2012, com o CD "Passional", cantando exclusivamente canções de Fátima Guedes, que passou aqui pelo blog recentemente.
                 Vale a pena conhecer Fhernanda Fernandes um pouco mais !

Nenhum comentário:

Postar um comentário