Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

sábado, 23 de maio de 2015

        Aos 39 anos ela é considerada uma das melhores cantoras brasileiras da atualidade. Cinco álbuns, um CFD/DVD,  muitos shows e uma vida íntima que ela faz questão de manter fora da mídia

                         V A N E S S A      D A       M A T A

                        

                                                                 Seus maiores sucessos são "Não me deixe só",  "Ai, Ai, Ai", "Boa Sorte/Good Luck", "Baú",  "Amado",  "O Tal Casal" e "As Palavras".  Mas a canção que eu mais gosto de ouvir ela cantando  é "Eu Sou Neguinha",  que é uma composição de Caetano Veloso.  Acho que tem a cara dela.  Confiram neste vídeo.


                                                   Vanessa Sigiane da Mata Ferreira nasceu em Alto Garças, cidade do Mato Grosso, filha de Sebastiana,  professora de ensino fundamental, e do Divinor, camioneiro que prosperou e tornou-se pecuarista.  Sua avó materna era uma índia xavante. 
                                   Aos 15 anos, mudou-se para Uberlândia, Minas Gerais, já pensando em ser cantora. Vanessa  é cheia de virtudes. Além de ótimas composições musicais e enorme sucesso como cantora, ela também é modelo e escritora.


                          Vanessa ouviu de tudo na infância, de Luiz Gonzaga a Tom Jobim e também de Milton Nascimento a Orlando Silva. Além, é claro, dos ritmos regionais, como o carimbó, que ouvia nos discos trazidos por um tio, do Amazonas. Mas também escutou samba, música caipira e até música brega italiana, pelas ondas do rádio AM. 
                    Sua formação musical é ampla. E o cabelo encaracolado, as roupas coloridas e a flor na cabeça se tornaram sua marca registrada.


 


                             E quando investiu na literatura, manteve o estilo, até no nome do primeiro livro: "A filha das flores", editado pela Companhia das Letras. A natureza, o Brasil rural e o Interior fazem parte do seu universo, da sua infância, e podem ser vistos nas suas músicas e também no seu livro.















                              Quando assunto é sua vida pessoal, Vanessa se encolhe. "É assunto só meu". Mas não esconde que sempre sonhou em ser mãe, embora a hipótese de uma gravidez sempre lhe causasse  um certo pavor.  Assim, em 2012, quando ainda vivia com o marido Geraldo Pestalozzi, ela adotou três crianças: Felipe (13 anos), Micael (11) e Bianca (10). E está muito feliz com eles.


                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário