Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

domingo, 5 de abril de 2015

Quando ouvi esta mulher cantar pela primeira vez, no começo da década de 80,  pensei cá comigo: "Estou diante de uma nova Elis Regina." E realmente ela mostrou ser uma grande cantora. Só que eu esperava mais participação dela na história da MPB.
 
L E I L A     P I N H E I R O
 

                                               Leila já havia cantado até no Exterior, acompanhada pelo Zimbo Trio, mas foi no Festival dos Festivais da Globo, em 1985, que ela encontrou o verdadeiro sucesso, cantando "VERDE",  canção maravilhosa de Eduardo Gudin e Costa Netto.  E é justamente com "VERDE" que abrimos esta postagem. No vídeo acima,  ela canta apresentada e acompanhada pelo pianista Cesar Camargo Mariano, e nos mostra o seu grande potencial de voz.


                                 No Festival dos Festivais da Globo, ela  ganhou o prêmio de cantora revelação e colocou "Verde" em terceiro lugar.  Mas pouco depois foi novamente premiada, já então como melhor intérprete do Festival Mundial Yamaha. Faturou também o troféu Villa-Lobos, da ABPD, como revelação feminina. E começou a colecionar muitas vitórias.
                                Vieram mais dois discos, com destaque para "Benção Bossa Nova", gravado em comemoração aos trinta anos da bossa nova brasileira. Produzido por Roberto Menescal, o álbum vendeu duzentas mil cópias só no Japão, uma conquista inédita para a musica nacional do gênero.

                                   Já nos anos 90, ela fez espetáculos nos Estados Unidos, alguns deles em companhia do seu amigo e parceiro Ivan Lins. Algumas apresentações em Nova York também marcaram o prestígio de Leila Pinheiro na América do Norte.












E Leila seguiu cantando cada vez melhor e fazendo sucesso. Mas acho que ela começou a "puxar o freio de mão", sumindo um pouco dos programas de televisão e pausando mais os seus shows.
Na verdade, durante um certo período ela praticamente sumiu do noticiário.
Só voltou a chamar um pouco mais a atenção geral, quando  fez alguns shows com seu amigo  Menescal (foto abaixo), quando comemorou 25 anos como cantora de bossa nova, no final do último ano passado.

        Para uma cantora de excepcionais qualidades, que fez quatro grandes turnês, percorrendo Estados Unidos, Japão, Coréia do Sul e Europa inteira, eu queria mais. Não entendo porque  as vezes ela se recolhe. Timidez ?  Pode até ser.
           Leila Toscano Pinheiro é uma cantora, compositora e pianista de Belém do Pará. Lá ela estudou, cursou dois anos de medicina e iniciou sua carreira musical. E, levando em conta a idade dos cantores famosos do País, Leila é uma mulher nova, tem apenas 54 anos.


            Escolhi para fechar a postagem um vídeo sensacional.  A canção "BESAME", composição de Flávio Venturini e Murilo Antunes,  é obrigatória nos shows de Leila Pinheiro . E aqui ela canta e divide os teclados justamente com o autor Flávio Venturini. Ouça com muita atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário