Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

segunda-feira, 9 de março de 2015

TETÊ ESPÍNDOLA
(a cantora de uma música só ? )
 
"ESCRITO NAS ESTRELAS"
 

                 Existem interpretes que se consagram com uma canção específica e atingem sucesso absoluto, mas que nunca mais conseguem alcançar o mesmo resultado nacional nas músicas seguintes, embora continuem sendo grandes cantores. Pois a cantora que destacamos hoje é um dos mais fortes exemplos deste "fenômeno de uma música só".
                                    TETÊ  ESPÍNDOLA
       O vídeo ao alto não tem uma alta qualidade técnica, até pelos 30 anos que já se passaram. Mas nos mostra claramente o que foi a consagração experimentada por esta sul-mato-grossense de Campo Grande, que fez tremer o ginásio do Maracanãzinho na final do Festival dos Festivais da Rêde Globo, em 1985. Com uma canção inesquecível, composta por seu marido Arnaldo Black e por Carlos Rennó, ela emocionou o País inteiro. E vejam como o compositor Nelson Mota, que apresentou o Festival, ainda era um garoto.  
                          "ESCRITO NAS ESTRELAS"

         Teresinha Maria Miranda Espíndola, a nossa "Tetê",  nasceu de uma família muito humilde, mas de grande talento musical. Nasceu ouvindo música clássica, mas a partir dos oito anos, passou a escutar também os conjuntos paraguaios tocando nas rádios. Na adolescência, ouvia Beatles, Jovem Guarda, Janis Joplin e Bossa Nova.  Que bom gosto tinha esta menina, não é mesmo ?



        Conheci mais de perto a família de Tetê quando fui jurado de um  Festival da TV Morena (Globo) em Campo Grande, a convite do saudoso jornalista Zé Augusto Viegas. Um dos seis irmãos de Tetê (Celito Espíndola) ganhou esse festival, com a música "Interior", numa parceria com Paulo Simões.  A família Espíndola inteira respirava a música. Os irmãos participaram de todos os movimentos que surgiram no MS. 


         E foi lá num lugar muito especial, a famosa "Chapada dos Guimarães", que Tetê descobriu a sua voz aguda, ao lado de passarinhos e da cachoeira do Véu da Noiva. Ali, ela  percebeu que sua voz era completamente diferente de todas as que ela já tinha ouvido. E foi exatamente esta voz que a ajudou decisivamente a levantar o Maracanãzinho e a consagrar "ESCRITO NAS ESTRELAS" !





         E é para que os amigos do Blog possam curtir melhor esta voz diferente de Tetê Espíndola que estamos oferecendo o vídeo abaixo, com melhores condições de imagem e  som. Confira isto


Nenhum comentário:

Postar um comentário