Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quarta-feira, 11 de março de 2015

É HORA DE HOMENAGEAR A MÃE DO ROCK NO BRASIL 
CELLY  CAMPELLO
  
  
 
 
Em 1955, Nora Ney, uma cantora de samba-canção, já havia regravado em inglês "Rock Around The Clock", de Bill Halley, para a trilha sonora da versão brasileira do filme "Sementes da violência". O público gostou. E em 1957, foi gravado o primeiro rock  original em português, "Rock and Roll em Copacabana", escrito por Miguel Gustavo e gravado por Cauby Peixoto.
Mas a explosão real do Rock no Brasil veio em 1959, com "ESTÚPIDO CUPIDO", na versão de Fred Jorge para "Stupid Cupid" sucesso de Neil Sedaka e Howard Greenfield. Foi realmente a introdução oficial do Rock no gosto popular do Brasil. E a intérprete foi CELLY CAMPELLO,  que assim pode ser considerada a "mãe do rock" em nosso País.
 
Celly era uma paulista de Taubaté, que cresceu estudando piano, violão e balé. Ela foi mesmo a primeira cantora brasileira a obter sucesso mercadológico cantando rock no País. Em 1958, com apenas 15 anos, ela lançou seu primeiro compacto, cantando como irmão Tony Campello, que também viria a fazer sucesso na carreira solo.
 
Além de "ESTÚPIDO CUPIDO", Celly Campello também "estourou" nas paradas com "BANHO DE LUA", um rock italiano ("Tintarella Di Luna) de Filippi e Migliacci, que também teve versão de Fred Jorge.  Os dois grandes sucessos estão nos vídeos disponibilizados por esta postagem. Não deixe de ouvir. Curta como se fazia rock and roll no Brasil, nos anos 50/60.

 Celly continuou fazendo muito sucesso, com Billy,  Broto Legal,  Lacinhos cor-de-rosa, Não tenho Namorado, Tammy, Túnel do Amor e muitas canções. Mas, para decepção de sua enorme legião  de fãs, abandonou a carreira no auge, aos 20 anos, para se casar com José Eduardo Gomes Chacon, com quem passou o resto de sua vida.  Celly estava cotada inclusive para dividir com Roberto Carlos e Erasmo a apresentação do programa Jovem Guarda (TV Record). Mas preferiu o casamento, dando chance a Wanderléa de ocupar o seu lugar.
 
E o pior veio em 1996, quando detectou um câncer de mama. Foi operada e parecia curada, mas dois anos depois a doença voltou no pulmão. E depois de anos lutando pela vida, Celly Campello morreu às 10 horas do dia 4 de março 2003, num hospital de Campinas. Tinha 60 anos. 
 
 
 


 


3 comentários:

  1. Ei tempo bom, muitas festas em clubes, bailes, e nas praças onde a jovem guarda fazia a festa.
    Por falar nisso, ainda vejo na cidade um dos gêmeos, que faziam um dupla de cantores em Londrina, além de outros conjuntos que fizeram sucesso até fora da cidade.
    AVANTI

    ResponderExcluir
  2. Bem lembrado, Avanti. Tinha muita gente boa aqui em Londrina

    ResponderExcluir
  3. Que legal Flavio, eu não sabia que Cely Campelo tinha gravado Billy, lendo agora história sobre ela me deparei com esta novidade. Senti me honrado ter esta música"BILLY" cantada por ela.Eu sempre gostei deste lado juvenil e meiga quando ela aparecia pra cantar.Abraço pra ti seu amigo Billy de Paula

    ResponderExcluir