Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

ESSE "CLIMA" NÃO LEVA
   O POVÃO AO ESTÁDIO

         Tenho ouvido os programas esportivos da cidade, nas rádios Brasil Sul e Paiquerê,  e sinto o esforço dos competentes apresentadores e comentaristas,  para fazer a cidade se motivar com o início do Campeonato Paranaense. E, por conhecer profundamente a atividade,  fico com pena deles. O Londrina não colabora.  Fica fechado lá na sua toca e foge dos torcedores.
          Os cronistas ficam obrigados a comentar outras coisas, como a campanha de sócio-torcedor, as condições do Estádio do Café  ou até recordando a campanha do ano passado. Mas não será isso que irá levar um grande número de torcedores ao estádio. Nos programas daqui, a gente ouve muito mais notícias dos clubes de outros centros do que do time londrinense.
           Não é mais como antigamente, quando não havia "ditadura" no futebol da cidade. As entrevistas era liberadas e em cima delas surgiam os comentários e as opiniões. A gente via os jogadores pelas ruas e eles eram cumprimentados pelas pessoas no Calçadão. A coisa pegava fogo e o torcedor se motivava.  Hoje, muitas vezes os repórteres nem podem assistir aos treinos e mostrar ao povo como realmente o Tubarão vive. O time está sempre escondido. Parece até "mulher de resguardo."
            Se quiserem ver se tenho razão, façam uma experiência.  Vão as ruas ou aos shoppings e perguntem as pessoas, "qual é a escalação do Londrina ?" Garanto que menos de um em cada dez saberá dizer. E olhem que o time é o atual campeão paranaense, deveria ser muito conhecido.
            É por isso que insisto: esse "modus vivendis" do Londrina só espanta o grande público. Ficam os mais fanáticos, nas torcidas organizadas e nestas campanhas de sócios torcedores. A população não vai, porque não recebe nenhum apelo mais forte. E na hora do jogo só aparecem os três ou quatro mil de sempre.  A maioria dos moradores da cidade não saberá (em pleno domingo) que o Tubarão está jogando no Estádio do Café. E a culpa é toda de quem está escondendo do povo o time da cidade. Parece que Londrina desaprende cada mais de como se faz futebol.

          Que saudade  do presidente Franchello !

3 comentários:

  1. Acho que o futebol, assim como o cinema, mudou, antigamente tinhamos salas de cinemas enormes em Londrina lotadas, hoje temos salas menores, confortaveis em shoppings.Não que as pessoas não gostem mais de filmes, mas querem conforto, assistir em casa ou lugares seguros e confortaveis.
    Já vi pesquisa em Londrina, onde os entrevistados diziam que se o jogo fosse no VGD, iriam, talvez por ser mais central e os torcedores ficarem proximos ao campo de jogo.
    O Estadio do Café só teve bons publicos no inicio, quando o LEC começou a disputar o Brasileiro, depois mesmo com bom time não conseguia colocar 25% de presença da capacidade do estadio.
    Será que nosso estadio não é muito grande para o tamanho da nossa torcida.
    AVANTI.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o Avanti tem razão, especialmente quando compara a situação do cinema de hoje com o futebol. Só não vê mesmo que não quer, que é muito melhor ver um jogo no VGD do que no neutro e desconfortável Estádio do Café. Mas o distanciamento do Londrina atual com a torcida também mata aquela tesão de antigamente pelos jogos aqui disputados.

    ResponderExcluir
  3. O que mata tesão de torcedor é time ruim. E, bem ou mal, o Londrina na gestão SM está bem melhor do que estava nos dez anos anteriores. A verdade é que o Londrina é desprezado pela cidade. Flávio, quando o Londrina era "aberto", como você diz, iam os mesmos 2 mil gatos pingados de sempre no Café. Londrinense só gosta de ir em jogo contra time grande ou final. Não é torcedor de verdade.

    ResponderExcluir