Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Por Santo Inácio de Loyola

            Como faço todas as quintas-feiras,  fui a missa do meio-dia, na Igreja Rainha dos Apóstolos, no Bairro Xangrilá. E com um motivo especial, pois hoje é o Dia de Santo Inácio de Loyola, um dos mais respeitados santos do catolicismo. Entre outras obras, foi ele que criou a figura do "jesuíta",  através da fundação da Companhia de Jesus, que é hoje a maior ordem religiosa católica do mundo.
            Iñigo (Inácio) López nasceu em 1491, na localidade de Loyola, atual munícipio de Azpeitia,na Espanha. Era o caçula dos treze filhos de uma família rica e teve uma mocidade cheia de prazeres, até descobrir sua vocação de evangelizador.  Realizou então uma obra monumental no catolicismo.
            Morreu em Roma, no dia 31 de julho de 1556, aos 65 anos. Foi canonizado em 1622 pelo Papa Gregório XV. E no século passado, em 1922, foi proclamado pelo Papa Pio XI como " padroeiro dos retiros espirituais".
              Me tornei devoto de Santo Inácio quando uma grande amiga,  a saudosa Irmã Maria,  me presenteou com uma linda imagem dele. Desde então tenho contado diariamente com suas bênçãos. E hoje estou estou rezando por ele.
             Como sempre ocorre lá na Igreja Rainha dos Apóstolos, foi uma linda missa, rezada pelo jovem padre Alexandre, um menino de 27 anos, mas dono de grande carisma e de um raro talento para transformar o seu sermão numa verdadeira conversa com as pessoas que o acompanham.  E que Santo Inácio de Loyola nos abençoe, hoje e sempre ! 

Um comentário:

  1. Flavio...além de tudo que descreveu , em filosofia , foi um hábil defensor em embates filosóficos na Europa , quanto a lógica da existência de Deus!!!

    C.R.Silva

    ResponderExcluir