Quem sou eu

Minha foto
Gaúcho de Pelotas, com experiência jornalística internacional, atuando em Rádio, TV e Jornal por mais de 40 anos. Cobriu duas Copas do Mundo (EUA e França), nove edições da Copa América e os Jogos Olímpícos de Atlanta (EUA), entre outros eventos importantes. Idealizador dos Jogos de Inverno Intersociedades de Londrina. Compositor premiado em diversas edições do Festival de Música de Londrina na década de 70.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Godin classifica o Uruguai

 
       O Uruguai sempre teve zagueiros raçudos e de boa qualidade. No título de 50, no Maracanã, era Mathias Gonzalez, que eu tive oportunidade de ver jogar depois, num amistoso em Pelotas (RS). Depois vieram Dario Pereyra, que brilhou na Celeste e posteriomente no São Paulo. Mais recentemente, tivemos Lugano, que está até hoje brilhando. E agora é a vez de Diego Godin, que inclusive tem feito gols importantes  e decisivos na Europa, entre os quais o que deu o título espanhol ao Atlético de Madri, recentemente.

         Pois foi Godin que garantiu a classificação do Uruguai para às oitavas de-final desta Copa do Mundo. Com um gol dele, aos 35 minutos do segundo tempo, os charruas derrotaram os italianos por 1 a 0 e ficaram com o segundo lugar do Grupo D. O jogo foi disputado na Arena das Dunas, em Natal, com grande público.
          Embora tecnicamente não tenha sido das melhores, a partida foi tensa, dramática em alguns lances até violenta. E a Itália, que jogava por um simples empate, acabou se dando mal, porque teve Claudio Marchisio expulso, aos 15 minutos do segundo tempo. O técnico Cesar Prandelli reclamou muito, e até com certa razão. Marchisio acertou realmente (fotos) o uruguaio Arevalo, merecendo a expulsão, mas o árbitro mexicano Marco Rodriguez não usou o mesmo rigor bem outros lances violentos que aconteceram em todo jogo. O craque Luis Soares chegou a trocar agressões com o zagueiro italiano Chiellini, mas nenhum dos dois foi expulso. Certamente, esta é a razão maior das reclamações italianas.

         No lance do gol, Luis Soares cobrou escanteio da esquerda e a bola veio pelo alto. No bolo de jogadores, sobressaiu-se Godin, tentando a cabeçada. A bola acabou tocando nas suas costas, quase no ombro, e tirou o goleiro Buffon da jogada.  Uruguai 1 a 0.
          No fim, a dramaticidade foi intensa. A tal ponto que Buffon deixou a Itália sem goleiro e foi jogar no ataque. Mas, com sua habitual bravura, o time uruguaio soube garantir o resultado, mandando mais uma grande seleção europeia pra casa. Depois de Espanha e de Inglaterra, agora foi também eliminada a Itálias Já são três ex-campeões mundiais que não passaram da primeira fase desta Copa.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário